sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mapa da Violência mostra o Maranhão como o estado com maior aumento do número de homicídios entre jovens.


A violência é responsável pela morte de seis em cada dez jovens brasileiros. O Mapa da Violência 2011, do Instituto Sangari, divulgado pelo Ministério da Justiça, revelou que o Estado do Maranhão foi o que apresentou o maior aumento do número de homicídios de jovens – 360% em dez anos.
Os dados, apresentados nesta quinta-feira (24), mostra o Maranhão na liderança do raking. O aumento dos crimes no interior, o avanço do tráfico de drogas e de armas e a melhora nos registros públicos são os principais fatores.
De acordo com o estudo, 63% dos jovens com idade entre 15 e 24 anos morreram vítimas da violência no país em 2008.
A taxa de homicídios, o dado mais confiável para medir a violência, subiu 74% no Nordeste de 1998 a 2008, de 18,5 para 32,1 casos por 100 mil habitantes. Com exceção de Pernambuco, que reduziu suas já elevadas taxas em 13,8%, os outros oito Estados registraram aumento expressivo dos assassinatos, com saltos que vão de 79,1% (Ceará) a 237,5% (Bahia) e 297% (Maranhão).
A causa mais frequente das mortes violentas entre os jovens foram os homicídios. Logo depois, os acidentes de trânsito. Entre os adultos, menos de 3% tiveram mortes por causas violentas. Contra 90% de óbitos por causas naturais
Mas existem estados em que carros e motos já matam mais do que as armas. Em São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Tocantins e Piauí, isso já acontece.
O mapa da violência ainda traz informações assustadoras. Na Bahia, a alta foi de 280%. No Pará, de 273%. Em contrapartida, em São Paulo, esse tipo de violência caiu 56%. No Rio de Janeiro, 28% e em Roraima, 20%. Acompanharam a tendência do Nordeste as regiões Sul (63,7% de aumento), Norte (63,1% de aumento) e Centro-Oeste (19,1%). A queda na taxa no Sudeste, de 39,7%, ajudou a manter estável o índice nacional, que cresceu 1,9% de 1998 a 2008, para 26,4.
Para entender a influência da qualidade das informações nos dados da violência, é importante conhecer a metodologia do Mapa da Violência, que usa os registros oficiais de mortes do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde. A outra principal compilação de dados de violência no País, o Anuário do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), por exemplo, usa as informações produzidas pelos órgãos de segurança dos Estados.
Para especialistas consultados pela reportagem, o avanço dos homicídios no Nordeste responde, em parte, a uma melhora nos próprios registros de mortes do sistema de saúde, fenômeno que ocorre também nos números dos órgãos de segurança. Com a redução da subnotificação, cenários que já eram ruins se tornam mais visíveis.
De 1995 a 2008, o PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste acumulou alta real de 52%, índice superior ao crescimento nacional no período, de 47%. Mas uma suposta relação de causa e efeito entre avanço econômico e criminalidade na região deve ser relativizada, afirmam analistas.
“Crime e violência possuem causas complexas. Em alguns casos, crescimento econômico rápido pode elevar crimes patrimoniais. Como crises econômicas também podem deflagrar violência. Mas na Colômbia, por exemplo, houve redução de homicídios em meio a uma crise econômica, pois havia uma política de segurança competente e prefeituras engajadas”, afirma o consultor em segurança Marcos Rolim.
Blog do John Cutrim

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Oposição se articula de olho em 2012.

Por: Marrapá Blog
O ex-deputado federal Flávio Dino(PCdoB) e o deputado federal Edvaldo Holanda Jr (PTC) deram secretamente os primeiros passos para uma aliança eleitoral em 2012. O assunto corre à boca miúda e pode desapontar os planos de João Castelo, que deseja ter o Holanda Jr como seu vice ano que vem.
Dino disputa como candidato a prefeito e Holanda Jr como vice. Ganhando as eleições, Dino renuncia para disputar o governo do estado em 2014, ficando o filho de Edvaldo Holanda como prefeito com direito à reeleição em 2016 quando o PCdoB de Dino entra com a vaga de vice, invertendo o jogo.
E se o plano não der certo existe outro também muito forte em andamento: Flávio Dino prefeito, com Bira do Pindaré de vice. Neste caso Bira sairia do PT para ingressar no PSB e disputar o cargo num acordo igualzinho ao que teria sido proposto a Edvaldo Holanda Jr.
Estas articulações revelam que Flávio Dino e o seu PCdoB trabalham intensamente nos bastidores para montar uma forte chapa para disputar as eleições de São Luís no próximo ano. Fontes garantem que o presidente do PCdoB de São Luís, jornalista Márcio Jerry, e o deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) seriam os articuladores tanto da operação “Flávio Dino/Edvaldo Holanda Jr” quanto da “Flávio Dino/Bira do Pindaré.Mais tudo isso ainda passa por uma hipótese, nada confirmado. 

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mais uma campanha: Levanta, Roseana!

Blog do Cesar Bello

A governadora Roseana Sarney encontra-se no berço desde a cirurgia de colonoscopia realizada no último dia 16. O blog não deseja tripudiar sobre o estado de saúde da governadora, muito pelo contrário, queremos incentivá-la sair desta letargia que precede ao atual quadro clínico.
Ocorre que o imobilismo junta-se a falta de comando de um governo, que desde a usurpação do poder não consegue definir políticas públicas nos setores prioritários.
Pelos buracos da administração de Roseana Sarney corre o sangue derramado em Pedrinhas; pelos buracos da administração de Roseana Sarney ocorre a sangria na Educação; pelos buracos da administração de Roseana Sarney morre o povo sem Saúde.
Tinha um buraco no meio do caminho.
Tinham dois buracos no meio do caminho.
Tem uma governadora na cama no meio do ninho.
Tem sorte um povo governado entre buracos e mimos?

Governo Roseana Aumenta Imposto da Gasolina

Sob pretexto de instituir o Fundo Nacional de Combate à Pobreza, (Fumacop) o governo Roseana Sarney elevou em 2% os impostos da gasolina, energia elétrica e telefonia, conforme Medida Provisória aprovada na sessão de ontem da Assembléia Legislativa do Maranhão.

O alerta foi feito pelo deputado Marcelo Tavares que informou que o tal Fumacop é um acréscimo aos impostos estaduais que terminou no ano de 2010 e a governadora conseguiu ontem da Assembléia aprovação para prorrogar essa majoração dos impostos até o ano de 2021. O deputado lembrou que já houve aumento da gasolina esta semana e a governadora, com essa medida, acrescentou mais 2% na carga de tributos da energia elétrica, na gasolina e nas taxas de telefonia. Segundo Marcelo, com a aprovação dessa medida o Poder Legislativo chancelou o aumento nas tarifas de energia elétrica e telefonia e do preço da gasolina. Para o parlamentar a Medida Provisória prorrogou por 10 anos o Fundo de Combate à Pobreza sem, contudo, dizer o que é feito com esse dinheiro.

Marcelo Tavares ainda apresentou emendas retirando a taxação da gasolina e da energia elétrica, mas os deputados que apóiam Roseana rejeitaram as emendas.

A Medida Provisória foi aprovada contra os votos dos deputados Marcelo Tavares, Rubens Júnior, Cleide Coutinho e Eliziane Gama.

Enquanto isso, os técnicos da Caema estudam meios de majorar a tarifa de água potável, até o nível de 58%.

Cleide Coutinho pede a recuperação da Ma 034

Dep. Cleide Coutinho

A Deputada Cleide Coutinho deu entrada nesta segunda feira, 21.02, na Assembleia Legislativa do Maranhão, em Indicação solicitando a recuperação da MA 034, no trecho que liga a cidade de Caxias ao Povoado Baú.

Vale destacar que não é primeira vez que a Parlamentar solicita a recuperação da Rodovia, sendo que a mesma já havia sido solicitada em novembro do ano passado.

Preocupada com o estado em que se encontra a rodovia, Cleide Coutinho destacou em sua Indicação o quanto é grave a situação desse trecho da MA 034, reafirmando, ainda, as condições precárias apresentadas pelas pontes nos povoados Caxirimbu e Lavras, ambas em situação lastimável e com riscos de graves acidentes, podendo gerar inclusive perdas de vidas.

Parabéns Suely

O blog Matões em Destaque deseja parabéns a prefeita Suely Pereira.



A prefeita Suely Pereira, completou neste domingo (20) mais um ano de vida.

Desejamos a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.Sorrir por novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 

O Arrastão da prefeita Suely passa pelo povoado Buiritirana e entrega Obras.

O Arrastão aqui mencionado, foi uma lembrança do blogueiro da época do arrastão do 12 campanha da prefeita em 2008.


Foto: Matões Noticias por: Abdenaldo Rodrigues.


Prefeita Suely, acompanhada dos moradores do povoado e de alguns profissionais da Sec. Educação e da Sec. Saúde de Matões.
Neste ultimo sábado (18), a prefeita de Matões Suely Pereira, inaugurou no povoado Buritirana um posso artesiano, um telefone rural e a reforma da escola do povoado que desde a construção nunca tinha sido reformada.


Para os moradores foi um sonho realizado, ter agua encanada, um telefone rural para melhor atendimento no caso de emergência e para matar a saudade de algum familiar que mora longe, e uma escola reformada.


Parabéns Moradores , Parabéns Prefeita.

Ele se entregou ! Sessão da câmara (22).



O  vereador Nicolau, mais uma vez decepcionou os Matoenses na câmara municipal, o mesmo fez criticas ao modo de ganhar o dinheiro honesto de muitos matoenses. 


Nicolau disse: "Não pode ter festa de quinta a domingo, é errado, nos bares os bêbados falam coisas que eu nem quero falar aqui, “Hum tem irmão indo nessas festas de Matões”.Se muitos matoenses tem como sobrevivência essas festas por que tirar o pão de cada dia deles vereador?

Sem contar que antes era truculência agora é CPI, CPI na educação, CPI no cartório, por o vereador também não faz uma CPI para investigar o Sindicato que ele mesmo manda e desmanda há anos? Será que ele não sabe que nos sindicatos existem eleições? O vereador faz a eleição e nem comunica o povo, quando o povo vai pra votar o mesmo já tomou posse, estranho não é? mais é a pura realidade e o que o povo de nossa Matões diz.

Na sessão de Terça 22, o vereador fez a seguinte divisão: Os cinco vereadores da minha esquerda apóiam a candidatura da atual prefeita são eles: Pindoba (PRTB), Christiane (PHS), Ferdinando (PSDB), Isamar (PSDB), o suplente Roberto (PDT), já  Junior Formiga (PTB) apóia a candidatura do ex-candidato a prefeito Abreu Neto, Elinaldo disse ter candidatura própria sou o candidato do (PSB) e do Sindicato ( de lá da pra tirar os votos da minha campanha).

Gilmar Almeida (PMDB) apóia a candidatura de Gabriel Tenório (neto do ex-prefeito Gilberto Tenório)

Hosaias Desíderio (PDT) espera a unificação das oposições.