quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alunos da UEMA realizam funeral simbólico de Roseana.

Alunos da Universidade Estadual do Maranhão da Caxias realizaram ontem dia 31 de agosto um "cortejo fúnebre" em frete a (UEMA), como forma de protesto pela falta de salas de aula. Veja o vídeo: 




No final da tarde desta quarta-feira (31) uma multidão de acadêmicos da cidade de Caxias realizou um funeral simbólico da governadora Roseana Sarney na frente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), como forma de protesto pela falta de salas de aula para estudarem.
A mobilização dos universitários da UEMA surgiu a partir do momento que algumas salas foram deslocadas do prédio da instituição para o prédio da escola Inácio Passarinho. “Nós ficamos muito decepcionados não só pelo fato do deslocamento das salas mas também por termos que se adequar as normas da direção do Inácio Passarinho”, afirmou o docente Willemes Ferreira.
Os acadêmicos da UEMA revoltados com a situação pediram o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos de curso (CA) para que fosse feito um movimento de reivindicação. “Se temos um prédio e tem uma área para ser construídas mais salas de aula, porque não reivindicar por isto?”, destacou José Mário Jr., membro do CA de Geografia.
Eles protestaram também contra a falta de estrutura física, pois o mesmo não comporta mais a quantidade de alunos existente, que conta hoje com cerca de 1760 alunos.
Após a manifestação em frente a instituição todos os insurgentes saíram em “cortejo fúnebre” fazendo um enterro simbólico da governadora Roseana Sarney, levando velas e um caixão pelos corredores do CESC/UEMA.

Bando explode caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Parnarama


O crime foi praticado por cinco homens fortemente armados. A quantia levada não foi divulgada.

Cinco homens fortemente armados explodiram dois caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil do município de Parnarama, onde levaram todo o dinheiro. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (31).
De acordo com o cabo Mário, da Polícia Militar, e um dos reféns, os assaltantes agiram por volta das 22h30. Eles destruíram completamente a agência bancária. Além dele, foram levados como reféns um outro policial militar, que não teve a identidade revelada, e duas pessoas que estavam em um bar assistindo pela televisão jogo de futebol do Campeonato Brasileiro.
O gerente do banco não foi levado como refém, conforme as informações dadas pelo pelo superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Paiva Lima. A quantia levada pelos assaltantes ainda não foi divulgada.
O policial conta que foram levados na viatura da PM e numa caminhonete Hilux, utilizada no assalto, e foram liberados em uma estrada vicinal. Os bandidos atiraram no pneu e no motor do carro da Polícia. Em seguida, fugiram em direção ao município de Matões. Segundo o cabo, havia um carro de apoio da espera dos marginais.
Policiais de Caxias e Timon foram acionados, nesta madrugada (1º), e estão à procura do bando.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MATÕES FEST 2011.

O Matões forró fest realizado no último fim de semana do mês de agosto foi um dos melhores, chegando a reunir mais de 70 mil pessoas, com as atrações; Sexta: SeduSamba, Taty Girl e forró adoro; Sabado: Léo Magalhães, Evandro Costa, Furacão do Forró; Domingo: Chicabana e Banda reprise.

Fotos do site Agente Agita.


































segunda-feira, 29 de agosto de 2011

INAUGURADA SEDE DO PCdoB EM MATÕES.



Fonte: Abdenaldo (Matões noticias)

Grupos Pereira e Alagoano em confraternização na sede do PCdoB
Após a solenidade de posse do novo secretário de Agricultura do município, Gilberto Tenório Neto (Gilbertinho), nessa segunda-feira (22/08), foi inaugurada a sede do PCdoB na cidade de Matões. O local funcionará como um centro de discussões políticas estaduais e municipais.

A abertura do novo espaço foi marcada pela confraternização entre os grupos políticos recém aliados, Pereira e Alagoano. Várias lideranças dos dois maiores grupos políticos do município estiveram presentes, entre elas, a prefeita Suely Pereira, o ex-deputado, Rubens Pereira, o deputado estadual Rubens Pereira Júnior, os ex-prefeitos José João e Pedro Alves, o vice-prefeito Edmundo Coutinho, o presidente do PMDB, Fernando Tenório, o advogado Gabriel Tenório, a líder comunitária do Centro do Diamante, Telma, o ex-candidato a vereador pela oposição, Joel Costa, do povoado Mandacaru e Assis do Buriti Frio, entre outros.

O ex-deputado Rubens Pereira, durante o seu discurso, fez questão de justificar a a união dos grupos políticos:" Durante muito tempo, fomos adversários, inimigos nunca. Política é arte do diálogo. Família Pereira e família Coutinho se uniram, família Alves se uniram, família Carvalho se uniram e, agora, família Tenório. Todos reunidos por uma causa, que é Matões, que tem uma história secular".

Fernando Tenório, atual presidente do PMDB no município, foi enfático: "Hoje é o dia em que os mais ferrenhos adversários dão-se as mãos" e completou: "Estamos aqui para nos juntar pelos matoenses". 


Gabriel, Gilbertinho e Rubens Pereira Jr.
Gabriel Tenório, por sua vez, colocou: "Chega a hora que temos de tomar uma atitude. Aquele que não respeita o meu avô, a minha família, não merece o meu respeito. O Grupo Sarney não estava nos respeitando". Falou, ainda, sobre a administração Suely Pereira: "O governo Suely Pereira é um governo organizado e aprendi que time que está ganhando não se mexe e eu, que gosto de jogo, estou vindo para ajudar o time a vencer".

O deputado Rubens Pereira Júnior, num discurso memorável, falou de como se deu a aliança entre os dois grupos: "Perguntei: vocês têm vontade de ajudar Matões? A resposta foi sim. Fiz outra pergunta: vocês têm vontade de melhorar Matões? A resposta foi a mesma, sim. Então por que esperar mais, vamos começar é agora, pois com os Coutinhos, que alguns disseram que não daria certo, vem desde 2000, há mais de dez anos, e continua firme, forte, cristalina e solidificada".

Para a prefeita Suely Pereira, a união foi importante para fazer um Matões melhor e, em um momento de muita emoção, declarou ao Grupo Alagoano: "Sejam bem vindos, pois vocês estão sendo recebidos é com o coração".

VAMOS COM MATÕES NOTÍCIAS - GILBERTO NETO ASSUME SECRETARIA DE AGRICULTURA.


Prefeita assina Ato de Nomeação de Gilbertinho Tenório 

Em uma solenidade muito concorrida, que aconteceu na Prefeitura Municipal de Matões, na última segunda-feira (22/08), foi empossado no cargo de secretário de Agricultura do município, o advogado Gilberto Tenório Neto (Gilbertinho).

Gilbertinho, de 24 anos, assumiu no lugar do agrônomo Jaelson Moura, que ficou quatro meses à frente da secretaria. A troca se dá a partir de um acordo político do grupo Pereira com o grupo Alagoano que, à frente do órgão, terá a oportunidade de participar da administração Suely Pereira.

O novo secretário da pasta é filho do presidente do PMDB, o advogado Fernando Tenório. No seu discurso, durante a posse, disse:”Há mais de 20 anos tenho laços com Matões, o que me fez Aceitar essa participação no governo. Vim para somar, para ajudar a desenvolver Matões, para trabalhar em prol de Matões”.