quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AL aprova pedido de processo contra o secretário Ricardo Murad


Agência Assembleia.
Foto Materia

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (2) indicação do deputado Rubens Pereira Júnior (PC do B), sugerindo a adoção de providências para processar, por crime de responsabilidade, o secretário de Estado de Saúde, deputado Ricardo Murad (PMDB), pelo flagrante desrespeito às normas constitucionais e ao Poder Legislativo.

Na indicação, Rubens júnior esclareceu que o secretário Ricardo Murad foi notificado, há mais de 30 dias, para prestar informações sobre os pontos de lançamento de dejetos in natura na Ilha de São Luís, por meio do requerimento nº 244/2011, de sua autoria, deferido pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

O parlamentar esclareceu que o processo contra Ricardo Murad é baseado no § 2º do art. 33 da Constituição do Estado do Maranhão que diz: “A Mesa Diretora poderá encaminhar pedidos escritos de informação aos secretários de Estado ou ocupante de cargo equivalente, importando crime de responsabilidade a recusa ou o não-atendimento no prazo de 30 dias, bem como a prestação de informações falsas”.

OAB estuda ação contra Fundação Sarney.


Mario Macieira é presidente da OAB MA
Agência Estado
O presidente seccional maranhense da Ordem dos advogados do Brasil, Mario Macieira, disse que a lei 259/11, aprovada hoje pela Assembleia do Maranhão, que prevê a estadualização da Fundação José Sarney, “aparentemente” é inconstitucional e que a entidade já estuda a possibilidade de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a aplicação da lei.
“Não quero afirmar categoricamente sem antes ver o texto final, mas aparentemente esta lei é inconstitucional. E já estamos discutindo a possibilidade de entrar com uma Adin neste caso”, disse o advogado cerca de duas horas depois que o projeto de lei foi votado e aprovado por maioria dos deputados estaduais maranhenses.
Ontem os deputados estaduais do Maranhão aprovaram a estadualização da Fundação José Sarney, que foi criada pelo atual presidente do senado e ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) no final dos anos 80 para guardar os itens que reuniu na época em que era Presidente da República.
Na sessão, compareceram 38 dos 42 parlamentares e apenas oito votaram contra – todos do bloco de oposição. Antes, os deputados estaduais maranhenses haviam aprovado por 32 votos a favor e três contra, o relatório da comissão de Constituição e Justiça que declarava a constitucionalidade do projeto de lei do governo, que havia sido encaminhado no final da semana passada, com pedido de urgência.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcelo Tavares (PSB), que tentou articular a reação contra o PL 256/11, do executivo estadual, também afirmou que estuda o como entrar com uma Adin.
“Estou procurando o caminho mais curto. Já sei que pela mesa diretora da casa não poderei fazer uma vez que o governo tem maioria entre os membros da mesa diretora. Ainda restam os partidos e a OAB, porém o meu partido (PSB) faz parte da base governista no âmbito federal junto com o PMDB e não sei se conseguirei conversar a executiva nacional a entrar com a Adin, mas ainda me resta a provocar a OAB”, disse Tavares.

Vídeo-Fofoca: Apresentadora do SBT Brasil detona Sarney e esculacha deputados do MA. Veja:

Atraso nos salários é principal problema do governo Socorro Waquim.

O ambiente entre os servidores da administração direta da prefeitura de Timon e da educação municipal é o pior possível. Uma seqüência de salários atrasados está deixando a categoria dos funcionários cabisbaixa. Tem secretaria com três, quatro , cinco e fala-se em até seis meses de atraso nos salários, o que está levando muita gente a uma situação lamentável. 

Principal empregadora do município, a prefeitura de Timon vem enfrentando problemas com a folha de pagamento dos funcionários há mais de ano. A situação se agravou muito desde o ano passado. Chegou, inclusive, a provocar um pedido de afastamento da prefeita Socorro Waquim na justiça. Formulado pelo promotor Eduardo Borges no começo deste ano, a ação pediu o afastamento do cargo da Prefeita e da Secretária de Educação Sueli Almeida, a indisponibilidade de seus bens, a busca e apreensão de computadores, além de outros meios de prova. 

Caso fossem condenadas as duas gestoras poderiam ter pedidos seus cargos, ter seus direitos políticos suspensos por até 5 anos, além de pagar multa até 100 vezes a remuneração, com proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais. A justiça local acabou por não acatar o pedido baseando sua decisão na independência entre os poderes determinados pela Constituição Federal. 

Mesmo com a denúncia do promotor de que a boa parte da gestão atual estava impregnada pela prática de improbidade administrativa e por isso atrasava salários, a administração municipal não tomou jeito. De janeiro até os dias atuais nada mudou para melhor na vida dos servidores municipais. Pelo contrário, o atraso no pagamento dos funcionários continua. Em alguns casos até piorou. 

A administração chegou a noticiar que demitiu centenas de servidores, cortou gratificações e tomou outras medidas tentando buscar um equilíbrio nas contas da prefeitura na tentativa de colocar em dias o pagamento dos salários. Mas o anunciado nunca chegou a mudar em nada a sofrível situação dos funcionários. 

Tanta espera por dias melhores fez com que muitos servidores cansassem de esperar. São muitos os casos deles que simplesmente abandonaram seus postos de trabalho por não agüentarem meses a fio sem receber. Órgãos que contavam com 30 funcionários foram abandonados por mais da metade dos servidores que preferiu não se deslocar mais ao trabalho por conta da incerteza em receber seus proventos. 

Hoje na administração municipal não tem assunto mais recorrente do que o atraso nos salários dos funcionários seja nos corredores ou gabinetes. O problema atinge até aos planos políticos do governo que neste momento não pode nem pensar em eleger um aliado da prefeita Socorro Waquim para sucedê-la em 2012, pois o atraso no salário dos funcionários tem trazido um desgaste profundo a qualquer um dos nomes que se associam a administração municipal. Uma situação que não há candidato no mundo que consiga encontrar argumentos para defender a atual gestão. 

(Jornal O Timonense)

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Maranhão estatiza a Fundação José Sarney.

Por: Léo Rodrigues / informações ALEMA.



A Fundação José Sarney, entidade cultural cujo objetivo quando foi criada era preservar a memória política do ex-presidente da República José Sarney passará a ser sustentada com dinheiro público. Como informa a Assembléia Legislativa do Maranhão aprovou nesta quarta-feira (19) a (Estatização da fundação José Sarney), com 30 votos a favor e 8 contra.O projeto foi aprovado pelo plenário com os votos contrários dos deputados Marcelo Tavares, Rubens Júnior, Bira do Pindaré, Eliziane Gama (PPS), Luciano Leitoa (PSB), Neto Evangelista (PSDB), Cleide Coutinho (PSB) e Gardênia Castelo (PSDB).

O ex-presidente José Sarney, junto a sua filha, mimada, Roseana Sarney, se superaram, como é que uma fundação de cunho particular vai se sustentada com dinheiro público? Isso é uma vergonha. Enquanto isso, nosso estado, a cada dia que passa, vem entrando nos piores índices, com péssimos indicadores, na saúde, educação, infraestrutura, o governadora, junto aos deputados aliados, querem que o povo pague pela velharia de Sarney,Fundação José Sarney, só falta o fim do mundo mesmo, por que o fim do bom senso já chegou.

"É inadmissível que em um estado onde a maioria da população convive com índices alarmantes de miséria sem perspectivas nenhuma de melhora, sem esperança de que um dia suas vidas irão melhorar, ainda insistem em manter no poder uma família que só pensa em usurpar os cofres públicos quer seja no estado ou da união. Está mais do que na hora do Ministério Público Federal tomar uma providência e colocar essa quadrilha capitaneada pelo “ilustríssimo” senador onde eles bem merecem, ou seja, atrás das grades. Acorda povo maranhense ou vocês passarão o resto de suas vidas na miséria."




Agora lascou: Roseana quer que o povo maranhense pague Fundação José Sarney.



Roseana quer que o povo maranhense pague para 


conservar a velharia do seu pai

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), enviou à Assembléia Legislativa do Estado projeto de lei que sugere a estatização da Fundação Sarney.

O texto foi publicado na edição desta segunda (17) do ‘Diário da Assembléia’. Acompanha a proposta uma “mensagem” de Roseana à presidência do Legislativo.

No texto, a governadora anota que, com “grata satisfação”, submete à apreciação dos deputados projeto que cria a “Fundação da Memória da República Brasileira.”

Esclarece que a entidade terá “natureza jurídica pública” e será inserida na administração do Estado como “sucessora da atual Fundação José Sarney”.

Justifica a providência com uma lamúria monetária: “Lamentavelmente, a história da Fundação tem sido marcada por constantes crises financeiras…”

Alega que, sem “fontes públicas de financiamento”, a fundação do pai sustenta-se com “assistemáticas contribuições de cidadãos e empresas privadas.”

Como as verbas são “insuficientes” para o custeio da fundação, Roseana invoca o parágrafo 2do artigo 216 da Constiruição Federal. Reza o seguinte:

“Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.”

Informa, de resto, que “o senhor José Sarney transferirá para o patrimônio da nova entidade todos os bens de sua propriedade “que se encontram na fundação.”

Pede que a proposta seja analisada pelos deputados a toque de caixa, em regime de “urgência”.

O artigo 1do projeto de Roseana vincula a versão estatal da Fundação Sarney à Secretaria de Educação do Estado. Esclarece:

A nova fundação terá “como patrono o intelectual e político maranhense José Sarney, ex-governador do Maranhão, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-presidente da República.”

O artigo 2lista os objetivos da entidade. Entre eles a “guarda, preservação, organização e divulgação dos acervos documentais, bibliográficos, iconográficos e artísticos do patrono da Fundação”.

No parágrafo 4do artigo 3o, o projeto espeta no Tesouro estadual o custeio da Fundação Sarney. Anota:

“O Poder Executivo incluirá na proposta orçamentária de cada exercício […] dotação suficiente para as despesas correntes e de capital necessárias ao cumprimento das finalidades da fundação…”

O artigo 5da proposta trata da composição do conselho curador da fundação. Terá 11 membros, dois dos quais indicados “pelo patrono” José Sarney.

Minucioso, o projeto prevê: “Em caso de falecimento” de Sarney as duas vagas de sua cota “serão providas por indicação dos herdeiros e/ou sucessores do patrono.”

O artigo 9o estabelece: “Os servidores da Fundação da Memória Republicana Brasileira serão regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado do Maranhão.”

Não há menção a concursos públicos. Fica subentendido que os atuais servidores da Fundação Sarney serão empurrados para dentro da folha salarial do Estado.

Na semana passada, Sarney referira-se ao uso de helicóptero do Estado num passeio de final de semana como uma “homenagem à democracia”.

A filha Roseana tonifica a “homenagem” ao regime convertendo a fundação do pai numa entidade 100% financiada pelo déficit público.

No auge da crise do Senado, diante da denúncia de que sua fundação malversara verbas de patrocínio da Petrobras, Sarney acenara com a hipótese de fechá-la.

Na proposta à Assembléia, Roseana aperfeiçou a ideia, convertendo a fundação de privada em estatal. São grandes as chances de aprovação do projeto.

O bloco parlamentar que dá suporte à gestão da filha de Sarney é majoritário na Assembléia.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Se não aguenta o Rubão, não entra," Ferdinando é reeleito pela 2ª vez presidente da câmara"

TEXTO E FOTOGRAFIAS: ABDENALDO RODRIGUES / MATÕES NOTÍCIAS

Ferdinando Coutinho é reeleito presidente da Câmara de Matões

Como já previam todas as análises políticas, a chapa " Honestidade e Trabalho" tendo como candidato a presidente o vereador Ferdinando Coutinho (PSDB) venceu com seis votos, dos nove da Câmara Municipal de Vereadores de Matões. Concorrendo com chapa única, com toda a diretoria formada por vereadores da base do governo, o presidente reeleito ainda recebeu o único voto da oposição presente, do vereador Júnior Formiga(PTB). 
Apuração dos votos: ver. Christiane e ver. Júnior Formiga

Os vereadores Hosaías Oliveira (PSD), Gilmar Almeida (PMDB) e o líder da bancada de oposição, Elinaldo Colaço (PSD), não compareceram para a votação, que transcorreu dentro da mais absoluta tranquilidade. Alegando falta de transparência no processo da primeira eleição, ocorrida em novembro de 2010, os vereadores haviam entrado na Justiça pedindo a sua anulação. Entendendo haver falhas no primeiro processo eletivo, o Juiz da Comarca de Matões, Dr. Rogério Monteles Costa determinou a  anulação daquela eleição. Desta vez, foram levados em consideração prazos e documentações necessários para a realização do pleito.

Carreata comemorando a vitória de Ferdinando
O vereador Inácio Carvalho (PDT), que estava de licença, à frente da Secretaria de Educação do Município, retomou a sua cadeira para votar e ser votado. A chapa vencedora é formada pelos seguintes nomes e funções: Ferdinando de Araújo Coutinho (Presidente), Christiane Oliveira Pinheiro do Rego - PCdoB (1ª Vice-presidente), Wesley Brito da Silva - PRTB ( 2° Vice-Presidente), Inácio Joaquim Terceiro de Carvalho (1° Secretário) e (Isamar Moura Nunes Brandão - PSDB (2ª Secretária).

Almoço de comemoração no Mistura Fina
Após o encerramento da Sessão Extraordinária, foi realizada uma carreata e, em seguida, aconteceu um almoço de comemoração da vitória no Restaurante Mistura Fina.


Prefeitos de São João do Sóter, Aldeias Altas e Central são acionados pelo TJ e MP.


Em sessão realizada nesta terça-feira, 18, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu denúncia contra o prefeito do município de Central do Maranhão, Irã Monteiro Costa.

Prefeito Irã Monteiro, de Central do MA
Ele é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de não usar adequadamente recursos destinados à educação e também de suposta fraude em processos licitatórios referentes ao exercício de 2006.
O relator do processo, desembargador José Luiz Almeida, recebeu a denúncia, destacando em seu voto que a defesa não apresentou argumentos suficientes para eliminar os termos integrais da acusação. Os desembargadores Raimundo Melo e Bayma Araújo acompanharam o relator.
Aldeias Altas e São João do Sóter
A 1ª Promotoria de Justiça de Caxias ingressou com ações civis públicas por atos de improbidade administrativa e de obrigação de fazer contra os prefeitos de Aldeias Altas, José Reis Neto, e São João do Sóter, Luiza Moura da Silva Rocha. Nos dois casos, os gestores não encaminharam as cópias das prestações de contas de 2011 às Câmaras Municipais. Os dois municípios são Termos Judiciários da Comarca de Caxias.
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a prestação de contas e os seus documentos comprobatórios, como planilhas, notas fiscais entre outros, devem ser disponibilizados à Câmara de Vereadores, a partir do dia em que são apresentados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nas sedes dos Legislativos, os documentos podem ser consultados por qualquer cidadão, devendo ficar disponíveis por todo o ano.
Para a promotora Carla Mendes, autora das ações, a omissão das prestações de contas vão de encontro aos princípios da legalidade, publicidade e eficiência na administração pública, desrespeitando, assim, a Lei da Improbidade Administrativa.
Nas ações de obrigação de fazer, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em medida Liminar, o encaminhamento das prestações de contas às Câmaras Municipais no prazo de cinco dias, além da divulgação, por meio de carros de som, por no mínimo dez dias, sobre a disponibilidade das contas para consulta.
Além disso, a promotoria pede a condenação dos prefeitos por improbidade administrativa, estando sujeitos ao ressarcimento integral dos danos causados aos cofres públicos, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração enquanto prefeito e a proibição de contratar ou receber qualquer benefício do poder público pelo prazo de três anos.
Fonte: Blog do Décio...

EMPRESA ACUSADA DE SER FANTASMA POR VEREADORES DE MATÕES PUBLICA NOTA DE ESCLARECIMENTO.


Conspel Construção e Projetos Ltda. após ser acusada pelos vereadores de oposição, Elinaldo Colaço (PSD), Hosaías Oliveira (PSD) e Gilmar Almeida (PMDB), de ser uma empresa fantasma, com um endereço em uma residência na cidade de Paço do Lumiar(Ma), vem a público esclarecer sobre suas atividades em Matões:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CONSPEL CONSTRUÇÃO E PROJETOS LTDA

A respeito de postagens veiculadas em blogs sob o título "Matões: nova denúncia contra mãe de deputado" publicada em 13 de outubro, do corrente ano, verificam-se alguns equívocos que merecem esclarecimentos:

Primeiro: São acusações vazias feitas por adversários políticos do grupo que governa o município de Matões.

Segundo: Até o ano passado, a empresa tinha sede em Paço do Lumiar funcionando efetivamente. A mudança para outro endereço já tem quase um ano, conforme alteração contratual devidamente averbada perante a Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA), sendo este documento público de acesso a quem assim o requerer.

Terceiro: todos os contratos em execução pela empresa no município de Matões foram resultados de êxito em processos licitatórios efetivos e idôneos, estando as obras e serviços em regular execução.

Quarto: A empresa não tem conhecimento de nenhum veículo alugado pertencente a algum vereador de Matões, embora a locação de veículos para a execução dos contratos sejam alugados no local da obra ou do serviço. Mesmo assim, a Conspel está apurando se há veículo contratado pertencente, de fato, a algum vereador do município. Caso seja constatada a irregularidade, será vedada a contratação deste, rescindindo-se o contrato de locação imediatamente.

Finalmente, A Conspel tem capacidade técnica reconhecida; executou serviços e obras nos município de Paço do Lumiar (durante a gestão do ex-prefeito Manoel Mábenes), de São José do Ribamar (na gestão do ex-prefeito e atual secretário de Estado Luís Fernando Silva) e outros, sendo todos resultados de processos licitatórios de ampla concorrência e em estrita observância dos preceitos da Lei n° 8.666/93.

Atenciosamente,

CONSPEL CONSTRUÇÃO E PROJETOS LTDA
João Eduardo Moloni de Souza

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PCdoB rechaça calúnia de Veja e apoia ministro Orlando Silva.


Na edição que circula desde este sábado, dia 15, a revista Veja, sem apresentar provas, acusa o PCdoB de ter montado “uma estrutura dentro do Ministério do Esporte para desviar dinheiro público”. Diz que o ministro do Esporte Orlando Silva seria o “chefe” desta operação fraudulenta. O presidente do PCdoB Renato Rabelo, no final da tarde de hoje, dia 15, deu uma entrevista a jornalistas da TV Brasil e Rede Brasil, em São Paulo, na sede nacional da legenda. No encontro, ele rechaçou os ataques desferidos contra o PCdoB e defendeu o ministro Orlando Silva. Este blog acompanhou a entrevista e, também, ouviu Renato Rabelo sobre o assunto. A seguir leia a reação de Renato ao ataque contra a legenda que ele preside e ao ministro do Esporte.

Resposta de Orlando foi segura e esclarecedora

O ministro Orlando Silva tanto através de uma nota à imprensa divulgada pelo Ministério quanto por uma entrevista coletiva concedida no México, no dia de hoje (sábado, dia 15), apresentou uma defesa nítida e firme. Seguro e convicto de que tudo não passa de calúnia e armação, ele mesmo apresentou um pedido ao ministro da Justiça para que a polícia federal investigue as denúncias apresentadas por esse caluniador, João Dias. E, mais, já no início da próxima semana, também por sua iniciativa, Orlando irá à Câmara dos Deputados para desmascarar cabalmente essa acusação leviana. O ministro nos pronunciamentos já referidos apresenta um fato, por si só, esclarecedor. Esse indivíduo João Dias firmou em 2005 e 2006 dois contratos com o Ministério do Esporte referentes ao Programa Segundo Tempo. Recebeu o dinheiro previsto no contrato e não realizou as obrigações devidas. Resultado, o ministro Orlando encaminhou um expediente ao Tribunal de Contas da União (TCU) que exige que João Dias devolva aos cofres públicos mais de 3 milhões de reais, atualizados pelos valores de hoje. Tudo indica, portanto, que esse cidadão age por vingança, por represália contra a medida moralizadora do Ministério do Esporte.

Sem prova alguma, PCdoB é acusado.

A reportagem lança uma acusação caluniosa ao PCdoB de desvio de dinheiro público para caixa dois de campanha. E qual prova apresenta? Nenhuma. Não há na reportagem absolutamente nada para sustentar tão grave acusação. A revista se apoia tão somente nas palavras de João Dias que, em suas declarações, não apresenta nenhuma prova concreta. E mais. Ele é um indivíduo sem idoneidade. Ano passado foi preso, acusado por corrupção, é um soldado investigado pela própria polícia militar. Além disso, é réu em processo do Ministério Público Federal. Um esclarecimento: a reportagem repete, por várias vezes, que João Dias “é militante do PCdoB”. Não  procede. Na verdade teve um vínculo efêmero com a nossa seção do Distrito Federal. Soldado da polícia militar se filiou para se candidatar em 2006 e, imediatamente, depois da eleição, conforme a legislação estipula, foi desligado de nosso Partido. Eu pergunto: é correto – com base apenas nas palavras de uma pessoa com uma trajetória como essa, com folha corrida na polícia – uma revista lançar um ataque contra a honorabilidade de um Partido como o PCdoB, com 90 anos de atuação no país? Claro que não, é uma ignomínia que não tem nada de jornalismo. Pelo contrário, é algo que afronta o direito do povo de ter uma comunicação de qualidade, com um jornalismo baseado na verdade.

Campanha orquestrada contra o PCdoB

Desde o início do ano o PCdoB tem sido alvo de sucessivos ataques deste tipo, visando a manchar sua reputação. Usam sempre uma mesma fórmula: assacam contra lideranças do Partido que exercem responsabilidades no governo federal para, de tabela, atingir o Partido, como instituição. Em todos os casos – como este agora da matéria de Veja –, na ausência de fatos, na inexistência de provas, recorrem a um enredo falso e a testemunhas desqualificadas, sem idoneidade.
Fico pensando que a motivação mais de fundo disso vem do campo político conservador, reacionário, que não se conforma com o fato de um partido de esquerda, como o PCdoB, a um só tempo histórico e renovado, ser uma legenda que cresce e se fortalece na sociedade brasileira. Ao que parece é uma tentativa desesperada de querer jogar o PCdoB na vala comum. Mas, não vão conseguir.

VITOR TROVÃO SERÁ ENTERRADO HOJE.

Do Blog do Décio


A classe política maranhense lamentou neste domingo a morte do ex-deputado Vitor Trovão. O corpo dele foi velado em São Luís e transferido por volta das 22h30 para Coroatá. Na cidade, está sendo velado no Sítio Rio Jordão e vai ser enterrado às 17h.



Roseana e marido Jorge Murad estiveram no velório para se solidarizar com família.


A governadora Roseana Sarney afirmou que Vitão foi um político de expressão que ajudou o Estado a se desenvolver por conta de suas atividades industriais e atuação como deputado federal.


“O Maranhão perde um importante líder político e um empresário de visão, um empreendedor. Solidarizo-me com a ex-deputada Teresa Murad e demais familiares por essa enorme perda de um maranhense que muito contribuiu para o desenvolvimento do Estado”, lamentou a governadora em nota de pesar (veja a íntegra em post abaixo).


Lembrando que Vitor Trovão foi seu colega na Câmara Federal por oito anos, o senador licenciado João Alberto disse que ele sempre foi uma pessoa amiga, com grande vontade de realizar projetos e uma enorme paixão por Coroatá. “É uma grande perda para a vida empresarial e política do Maranhão”, declarou.


Ricardo Murad se referiu ao sogro como uma pessoa otimista e determinada para o trabalho. “Vitão teve uma vida intensa, de muito amor e trabalho, uma relação de amizade com empresários e políticos. Foi um exemplo para todos nós e partiu em paz, em absoluta tranquilidade. É isso que nos conforta”, declarou o secretário de Saúde.


Para o deputado Roberto Costa (PMDB), a partida do ex-prefeito representa a perda de parte da história política do estado. “Ele deixa uma lacuna grande.”


O ex-senador Remi Ribeiro disse que uma das qualidades do ex-deputado foi reconhecer o seu tempo e ter passado o seu legado político ao genro e, posteriormente, à filha Teresa Murad. “Foi um homem realizador, de futuro, que sob reconhecer seu tempo e passou o bastão.”


Vitor trovão, também era pai de Vitor Trovão Jr, que hoje é o atual marido de Alexandra Cruz Miguel, que era ex- esposa de Zé Reinaldo.

Vitor Trovão e Alexandra Cruz Miguel



Histórico


Vitor Trovão, o Vitão, tinha 90 anos

Vitor Dias Trovão morreu às 15h15 deste domingo de falência múltipla de órgãos, aos 90 anos. Estava internado na UTI do UDI Hospital desde a semana passada, com quadro de disfunção cardíaca e renal. Ele deixa quatro filhos, 14 netos e cinco bisnetos.

Nascido em 1921 em Axixá, Vitão – como era mais conhecido – fincou suas raízes em Coroatá. Filho de comerciante e industrial do ramo de algodão e arroz, ele assumiu a direção das empresas do pai em 1958, tornando-se um bem-sucedido empreendedor.

Nessa época constituiu a empresa Óleos Vegetais Coroatá (Ovecosa), que comercializava óleo babaçu e seus subprodutos para empresas sediadas no Sul do país. Também era fornecedor de algodão para mercados nacional e internacional, chegando a ser exportador do produto para a Holanda e Alemanha.

Vitão encontrava-se ativo e à frente de todos os seus negócios. Além de pecuarista, também atuou no ramo da construção civil. Em agosto deste ano, foi homenageado pela Associação Comercial do Maranhão pelos seus 50 anos de atividade empresarial.

Paralelamente aos empreendimentos, Vitor Trovão tornou-se um líder político. Pai da ex-deputada estadual Teresa Murad, foi prefeito de Coroatá e exerceu três mandatos de deputado federal, sendo deputado Constituinte de 1986 a 1990. Foi ele quem lançou o genro Ricardo Murad candidato a deputado estadual em 1982, iniciando a carreira política do hoje deputado e secretário estadual de Saúde.

Foto: Biné Morais/O Estado Maranhão.

domingo, 16 de outubro de 2011

MARANHÃO DA FARTURA: FARTA ÁGUA, FARTA ESGOTOS, FARTA SANEAMENTO..........


Blog do (Cesar Bello)


O governo de Roseana Sarney anuncia aumento de quase 100% nas contas de águas em São Luís. O deputado Roberto Costa(PMDB)- aquele que acha o valor do IPTU um absurdo, agora entende que a elevação do preço na prestação do serviço de abastecimento é normal.

O pífio argumento do deputado governista fundamenta-se no baixo valor da tarifa das contas de água. Roberto Costa diz que sem majorar a empresa não pode fazer investimentos no setor de abastecimento e  pagar regularmente as despesas com encargos e a manutenção do serviço

O aumento brutal dos valor das contas de água em 87%, não se justifica, usando o basilar princípio do orçamento em que a receita (tarifa) tem de ser superior as despesas(custeio e manutenção). Isto porque a qualidade da prestação do serviço da CAEMA é historicamente irregular e deficitária.

Sem investimentos e com as despesas de custeio e manutenção previsíveis, nada autoriza o aumento de 87% nas contas dos consumidores domésticos . Trata-se com certeza de mais uma estratégia  para "encher a caixa d'água eleitoral"  de Max Barros e promover a aposentadoria prematura de Ricardo Murad.

Essa é a única "caixa" que deve se manter "cheinha" mesmo depois das eleições de 2012. Ricardo o povo está de olho rapaz. Desse jeito  Max Barros não chega a 10% das intenções de votos. E quem acredita que Ricardo Murad está preocupado com isto?