sábado, 5 de novembro de 2011

Flávio Dino descarta 2012 e defende unidade das oposições em 2014.



O presidente da Embratur, Flávio Dino, praticamente descartou sua candidatura a prefeito de São Luís ao discursar esta manhã, no Congresso Estadual do PPS, como pré-candidato ao Governo do Estado. Dino deixou claro que não pretende entrar na disputa, dirigindo toda a sua oratória para clamar pela unidade das oposições em 2014.


Segundo Flávio Dino, os 217 municípios estão unidos neste sentimento de mudança “porque já perceberam que a Refinaria Premium e o gás de Capinzal do Norte não existem e que os 72 hospitais prometidos não funcionam".

Ao final do pronunciamento, para que ninguém tivesse mais dúvidas quanto às suas pretensões em 2012, Dino olhou para a mesa onde estavam os pré-candidatos Roberto Rocha (PSB), Tadeu Palácio (PP) e Eliziane e disse: “o futuro prefeito está nesta mesa e o futuro governador está nesta mesa também”.

Bastante festejado no evento do PPS, Flávio Dino relembrou os tempos de campanha em 2006 quando fez dobradinha com Eliziane Gama e os dois se elegeram deputado federal e estadual respectivamente.

O presidente da Embratur disse que estava ali renovando os votos de casamento e fez um apelo para que os candidatos a prefeito e vereador pelo partido façam campanhas vitoriosas “porque serão vocês que levaram nossa mensagem em 2014”, enfatizou sob aplausdos dos congressistas.

Dizendo falar em nome das executivas municipal, estadual e nacional, o ex-prefeito Tadeu Palácio anunciou que o PP também vai compor em 2014 “com o grupo que possa fazer as transformações no Estado”.

Palácio defendeu a unidade dos partidos do campo de oposição para, segundo ele, retomar o poder. 

“Nós temos que ser claro e transparente para construir o grande projeto que é a retomada do poder”, defendeu, já lançando a candidatura de Flávio Dino ao governo.  

O presidente municipal do PSB, ex-deputado Roberto Rocha, pré-candidato a prefeito, defendeu que os partidos de oposição apresentem alternativas ao eleitorado de São Luís.

Para Rocha, o importante é saber como ajustar 2012 sem perder o foco em 2014. Ele defende a presença do PSDB na aliança que pretende manter acessa a chama da mudança.     

Pela manifestação dos líderes partidários presentes ao Congresso Estadual do PPS, a unidade das oposições é possível. Afonso Salgado, secretário do PSDB, falando em nome do presidente Carlos Brandão, ressaltou a possibilidade dos tucanos participarem da grande aliança em 2014. 

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Novo fórum de Caxias é inaugurado na Cidade Judiciária.



A solenidade foi presidida pela desembargadora Cleonice Freire, presidente em exercício do TJMA

A Cidade Judiciária de Caxias, situada a 360 Km de São Luís, recebeu nesta quinta-feira (3) mais um órgão da Justiça: o Fórum “Desembargador Arthur Almada Lima”, construído pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Com mais esta obra, o complexo passa a abrigar na mesma área os serviços da justiça federal, eleitoral, estadual e, em breve, trabalhista.
A solenidade de inauguração foi presidida pela desembargadora Cleonice Freire, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Durante a solenidade foi instalada a 5ª Vara da comarca, criada pela Lei Complementar n.º 87/2005, com competência, segundo o Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado, para o Tribunal do Júri e Execução Criminal.
Afastado para assumir o governo do Estado interinamente, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, foi homenageado com uma placa oferecida por colegas magistrados, entregue pelo desembargador Cleones Cunha, corregedor eleito.
“Por tudo que Jamil Gedeon fez à frente do Judiciário, entregamos-lhe uma placa em homenagem à sua dedicação”, anunciou a desembargadora Cleonice Freire.
Gedeon, que nasceu em Caxias, disse se sentir orgulhoso em participar de um momento histórico, em sua cidade natal e lembrou que o seu pai Fause Elouf Simão, vereador por 32 anos na cidade, já falecido, se empenhou para conseguir um fórum melhor para a comarca, adequado à demanda judicial da cidade e dedicou a ele essa conquista.
“Grandes desafios o Judiciário ainda deve enfrentar. Mas, unidos, teremos novas vitórias, pois acredito em dias ainda melhores para o Judiciário maranhense. No Conselho Nacional de Justiça havia reclamações de que essa comarca necessitava de uma estrutura melhor, e é isso que entrego à população da cidade, nesta data histórica”, destacou o desembargador.
O FÓRUM - A comarca de Caxias tem como termos judiciários as cidades de São João do Soter e Aldeias Altas. O Fórum possui 6.300 m2 de área construída num terreno de 23 mil m2, localizada no bairro Campo de Belém. A unidade tem espaço para 5 varas e 1 juizado especial cível e criminal; um salão do júri com capacidade para 179 lugares, estacionamento para 135 veículos, gabinetes para juízes; recepção, almoxarifado, depósitos, dois elevadores; centro de processamento de dados, copa/refeitório, salas para arquivos, audiências e oficiais de justiça, espaço para OAB e Ministério Público; sanitários, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais, dentre outras dependências.
Para o advogado João Machado, 87 anos, a instalação de um novo Fórum da Justiça Estadual proporciona à população melhor atendimento, num ambiente mais estruturado. “Este dia ficará marcado na história da cidade de Caxias, que há poucos dias comemorou 200 anos que saiu da condição de arraial para vila, tornando-se depois município”, disse.


HOMENAGEM – Na solenidade, os desembargadores José Pires da Fonseca, Josefa da Costa e Arthur Almada Lima Filho (aposentados), Raimundo Melo, Jaime Araujo, e os juízes Maria da Conceição Mendonça (Mãe da prefeita de Matões, Suely Pereira), Luiz Belchior, Milton Bandeira Lima, Carlos Veloso, Andrea Lago, Cristiano Simas, Ferdinando Serejo, Leoneide Amorim, Rodrigo Nina, Sidarta Gautama, Paulo Gomes, Clésio Cunha e Antonio Manoel Velozo também receberam uma placa, pelos relevantes serviços prestados à justiça de Caxias.
Prestigiaram a cerimônia de inauguração do novo Fórum os desembargadores da ativa Jorge Rachid, Raimundo Melo, Raimundo Nonato, Jaime Araujo, Raimunda Bezerra, Fróz Sobrinho, Lourival Serejo, Cleones Cunha, Benedito Belo; os desembargadores aposentados Militão Vasconcelos, Pires da Fonseca, Madalena Serejo, Josefa da Costa, Arthur Almada Lima Filho; o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; juízes, defensores públicos, procuradores, advogados; os deputados Sétimo Waquim, Alexandre Almeida, Magno Bacelar, Cleide Coutinho; os prefeitos João Castelo, Humberto Coutinho, Socorro Waquim, Suely Pereira; ex-deputado Rubens Pereira o bispo da arquidiocese de Caxias, a procuradora geral de Justiça, Fátima Travassos; o presidente da OAB-MA, Mário Macieira; a presidente do TRT-MA, Márcia Andreya Farias; defensor público geral Aldy Melo; o ex-ministro Edson Vidigal; diretores do TJMA (Alessandra Darub, Francisco das Chagas Pereira, Aurino Rocha, Luis Carlos Calvet, Antonio José Lago), a assessora jurídica Larissa Buhatem, a chefe de gabinete Bruna Barbiere e os juízes auxiliares Sônia Amaral e Raimundo Bogea.

CAXIAS - A cidade de Caxias faz parte da região dos Cocais. Segundo estimativas do IBGE de 2010, possui cerca de 156 mil habitantes e é o 4º município mais populoso do estado.

São Luis: Judiciário comemora 198 anos com sessão solene e filho de Matões, João Pereira Neto, recebe medalha pelos 10 anos de magistratura.

O Poder Judiciário realizou nesta sexta-feira sessão solene pela passagem dos 198 anos de aniversário do Tribunal de Justiça do Maranhão, comemorados em 4 de novembro. A cerimônia, realizada na sala das sessões plenárias, foi presidida pela desembargadora Cleonice Silva Freire, presidente em exercício.

Autoridades receberam a Medalha do Mérito Judiciário e magistrados a “Medalha Bento Moreira Lima”, conforme a antiguidade na carreira. Quarenta e um juízes, que passaram pelo estágio probatório de dois anos na carreira, foram vitaliciados no cargo, por comprovarem eficiência no exercício de suas funções.

A presidente em exercício do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, ressaltou que a celeridade processual tem sido o valor preponderante para o resgate da credibilidade do Judiciário. 

A medalha 10 anos de Magistratura foram homenageados com a comenda os juízes Romel Cruz Viégas, Reginaldo Cordeiro Junior, João Pereira Neto, Flávio Ribeiro Soares, Janaína Araújo de Carvalho, Maricélia Costa Gonçalves, Raul Goulart Junior, Rafaela Saif Rodrigues, Alessandro Bandeira Figueiredo, Antonio Aranha Baleeiro, Rogério Tognon Rondon e Lidiane Melo de Souza, Vanessa Clementino Sousa, Celso Orlando Aranha Pinheiro Junior, Marcelo Elias Matos e Oka, Licia Cristina Ferraz Ribeiro, Laysa de Jesus paz Martins Mendes e Armindo Nascimento Reis Neto.

Fonte: TJ-MA

Para deputado, rodízio de Governadores serviu para interinos dizerem a família: “Papai, mamãe, fui Governador por um dia”.

O deputado federal Domingos Dutra (PT) fez um contundente discurso, na Câmara Federal, criticando o qual classificou de “rodízio de governadores” as passagens temporárias do vice-governador, Washington Oliveira (PT), e dos presidentes da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), e do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, pelo comando do governo do Estado, em virtude da licença de dez dias da governadora Roseana Sarney.
De acordo com Dutra, a alternância de governadores em tão pouco intervalo de tempo colocou o Maranhão em situação vexatória.
“A Governadora Roseana Mubarak resolveu tirar 10 dias de licença. Desses 10 dias, 2 sábados, 2 domingos, 2 feriados e um ponto facultativo. Sete dias inúteis. Dos 3 dias úteis, o Vice-
Governador assumiu por 1 dia, passou o cargo ao Presidente da Assembleia, e foi ao Ceará dizer: Mamãe, eu fui Governador por 1 dia. Por sua vez, o Presidente da Assembleia assumiu por 1 dia, tirou licença e foi ao Município de Passagem Franca dizer: Papai, eu fui Governador por 1 dia. Por último, o Presidente do Tribunal de Justiça assumiu na quinta-feira à tarde, vai tirar licença e irá ao Município de Caxias dizer:Papai, mamãe, vovô, fui Governador por 1 dia”, criticou Domingos Dutra.
Segundo o deputado federal, o rodízio de governadores foi uma brincadeira com a democracia e o voto da população. “A pergunta que a população do Maranhão faz é: o que está por trás desse rodízio? Eu já participei de rodízio de pizza, rodízio de picanha, rodízio de um monte de coisas; mas fazer rodízio no cargo de Governador só mesmo no Maranhão. Após a Governadora ter estatizado os pinicos, os cueiros e a catacumba do Sr. José Sarney Mubarak, agora resolveram fazer essa brincadeira de rodízio no Governo do Estado: um dia de Governador para cada um”, disparou.
Para Dutra, usaram o cargo público de governador “para ir à casa dos familiares dizer que passaram para a História exercendo o cargo de Governador por um dia”. “O pior é que Roseana viajou e levou a chave do cofre. Ninguém manda em nada: é simplesmente pose e brincadeira com um cargo tão sério e tão caro para a democracia brasileira”, finalizou.

Biografia de José Sarney e equivoco.

Por: José Reinaldo Tavares
Nos acostumamos a ver os esforços repetidos do senador José Sarney, a fim de tentar criar uma explicação convincente para a terrível situação do Maranhão, expressada nos piores indicadores socioeconômicos do Brasil. Nenhuma unidade da federação apresenta indicadores tão ruins, mostrando que a realidade do estado é de pobreza, de carência de ausência de infraestrutura social básica para a população. É um dos estados mais abandonados pelo poder público.

Sarney já tentou de tudo, desde justificar o atraso com imaginária indolência do povo – esta justificativa de tão sem sentido foi até mesmo abandonada – e, como não pode lançar mão de secas catastróficas, geadas, terremotos, tsunamis e outras calamidades do mesmo porte, porque inexistem aqui, ele se concentrou ultimamente em acusar a oposição de inventar dados que seriam fictícios sobre os indicadores sociais negativos do Maranhão. O que Sarney negligencia, no entanto, é que tais dados são todos oriundos do IBGE, Ipea, Enem, Saeb, instituições que, embora públicas, estão acima do jogo político, seja ele nacional ou estadual.
A pobreza que teimam em não reconhecer é afrontosa, basta ir à periferia das cidades maiores ou às próprias cidades menores do interior.
O único período em que isso mudou foi quando governei o estado, seguido por Jackson, até este ser sacado do poder por um golpe de estado jurídico. O Ipea enviou técnicos a São Luís para informarem essa boa nova em seminário, evento ao qual Roseana fez questão de não mandar representantes. Então, isso significa que há um modelo bem-sucedido que o atual governo abandonou totalmente. E não será cortando recursos do programa de combate a mortalidade infantil, tal como a governadora acabou de fazer, que vai mudar a calamidade que está em curso com a completa inoperância do governo.
Em entrevista recente, José Sarney disse que isso não se faz. Que esses dados inventados pela oposição causam grande prejuízo à imagem do estado, afugentando turistas etc. etc.
Na verdade, o que ele quer mesmo dizer é que isto acarreta nada mais que a destruição da imagem que ele se empenhou em construir de benfeitor de um estado desenvolvido, bonito, uma ilha de prosperidade digna de admiração, com crescimento chinês, em que a população é muito feliz, onde não há fome e com emprego e oportunidades fartos. Tudo graças a Sarney e família.
Ele não pode se conformar com a verdade dos números, porque foi presidente da República, governador, presidente do Senado por três vezes, manda-chuva da nação, prestígio político incontrastável em todos os governos do país e domínio total do estado por quase cinco décadas. E ainda assim o resultado para a população não podia ser pior. O domínio da família Sarney só trouxe pobreza ao povo e riqueza e poder à família e também à oligarquia que ele chefia com braço de ferro.
Tudo isso em contraste a Antônio Carlos Magalhães que, mesmo sem ter sido presidente, transformou a Bahia, seu estado, usando todo o seu prestígio e sua luta para desenvolver aquela terra que no passado era muito semelhante ao Maranhão na pobreza e no atraso.
Sarney não pode negar sua grande influência no Maranhão, nunca igualada por ninguém. Mais de cem prédios públicos com nome da família, domínio completo de todas as instituições maranhenses, incontáveis pontes e monumentos com seu nome e da família demonstram a todos que o Maranhão tem “dono” e que esse dono é Sarney. O Maranhão se confunde com Sarney, para o bem ou para o mal.
Preocupado com a sua imagem perante a História, ele se esmera em preparar e encomendar filmes e biografias contando a história que ele gostaria que todos assimilassem e que no futuro esses livros pudessem ser aceitos como a verdade histórica do que foi.
Puro engano, um grande equívoco, na verdade. E o pior é que ele sabe disso. Sabe também que a sua biografia, da qual ele não conseguirá se livrar, é o que o Maranhão é, o que ele legou ao estado. Por isso sua revolta e o seu esforço em tentar mudar a realidade com explicações que nunca poderão modificá-la.
A sua história é o Maranhão. É a realidade do Maranhão e de seu povo, é a sua grandeza ou sua pobreza, em comparação com outros estados do Nordeste e do Brasil. E isso não há livro de biografia que mude.
A tragédia da pobreza do estado é como Sarney será visto no futuro. Por isso o grande repúdio, que ele sabe muito bem que sofre da sociedade brasileira, indignada com a contradição entre seu poder absoluto e a miséria e a pobreza de seu estado natal, que ele sempre falou ser seu “torrão, sua paixão”.
É uma história que está inscrita como indelével marca em todas as instituições, edifícios públicos, pontes, colégios, como já disse. Não há como separar. De nada adianta produzir versões biográficas idílicas, Fundações para preservar sua memória, fazer artigos laudatórios, fazer discursos à favor, que pouco ou nada mudará.
Hoje, se pegamos um táxi em qualquer cidade do país, quando o motorista puxa conversa e pergunta de onde somos e a resposta é Maranhão, somos brindados com o subtítulo do estado: “a terra do Sarney”, frequentemente seguida de comentários pouco lisonjeiros. Não dá para mudar.
Sarney teve muitas oportunidades de mudar esse quadro, que nem é tão difícil assim mudar, como mostramos. No entanto, nunca se empenhou para fazê-lo, certo de que a sua poderosa máquina de propaganda era suficiente para mantê-los no poder. Não contava, porém, com o julgamento severo de todo o Brasil sobre isso.
E isso é algo que nem todo o poder pessoal de Sarney não consegue mudar. O poder do julgamento do povo brasileiro. E cada demonstração pública desse enorme poder só piora a imagem do ex-presidente.
O único problema é que o Maranhão vai junto…
Por fim, não há dúvidas de que Roseana Sarney se convenceu de que a refinaria da Petrobras não sairá. Se não fosse assim, por que motivo iria com José Dirceu a Caracas conversar com o presidente Venezuelano para que este construísse, sem a Petrobras, uma refinaria em São Luís? Mesmo sabendo que Chávez está inadimplente para com a Petrobras, pois não cumpriu a sua parte no financiamento da refinaria de Pernambuco? Mistério? Ou será que perdeu a paciência e acha que Lobão não conseguirá dar conta de construir o empreendimento e está só empurrando com a barriga?
Será que pode explicar?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

BOMBA: RUBENS PEREIRA FAZ DENÚNCIAS NA CÂMARA DE MATÕES E CALA A OPOSIÇÃO.

fonte: Matões Noticias


TEXTO E FOTOGRAFIAS: ABDENALDO RODRIGUES / MATÕES NOTÍCIAS
Rubens Pereira na tribuna da Câmara Municipal de Matões
Na sessão desta terça-feira (1º), O secretário municipal de Articulação com Órgãos Estaduais e Federais de Matões, o ex-deputado Rubens Pereira, prestou esclarecimentos sobre denúncias de funcionários fantasmas e de remédios vencidos encontrados enterrados no lixão da cidade na administração da prefeita Suely Pereira.

Com muita serenidade, Rubens Pereira subiu à tribuna da Câmara e falou sobre os remédios: “Quando os medicamentos vencem o prazo de validade, se forem comprados de distribuidora, esta  tem a obrigação de recebê-los de volta, se forem enviados pelo Estado, o procedimento correto é incinerar e enterrar os resíduos. No caso de Matões, a enfermeira tomou a decisão de enterrar por conta própria, sem comunicar ao secretário municipal de Saúde. Mas um processo administrativo já foi instaurado.
A população lotou o auditório da Câmara
Em seguida, o secretário explicou como se deu a situação do emprego da tia do vereador Hosaías Oliveira (PSD), a Srª Aura Valésia, que veio a público afirmar que não sabia que estava na Folha de Pagamento da Prefeitura de Matões: “O vereador Hosaías, freqüentando a minha casa e desfrutando do convívio da minha família, já começava a planejar uma punhalada em minhas costas, pois em junho de 2010, ele me pediu para exonerar a esposa dele e em seu lugar colocasse outra pessoa, que ele mesmo trouxe de São Luís. Essa pessoa, mais tarde me procurou e disse que estava em sacrifício, pois os seus documentos, a conta e o cartão de crédito estavam em posse do parlamentar. Em outro momento, Hosaías voltou a me procurar e disse que agora era o seu pai que estava com problemas com a ex-esposa e precisaria colocar uma pessoa na Folha de Pagamento para receber o salário dele. Foi aí que ele trouxe a sua tia. Mas a Srª Aura Valésia deu queixa dizendo que não estava recebendo e que não sabia que era funcionária, embora no B. O. registrado por ela própria tenha declarado que quem estava de posse do seu cartão e recebia era o seu irmão e o seu sobrinho vereador. Rubens Pereira confirmou que já está tomando as devidas providências: Já chamei o Procurador do Município e determinei que quem recebeu o dinheiro terá que devolver”. O secretário finalizou o caso dizendo: ”Se a Prefeitura de Matões teve funcionários fantasmas, estes foram os funcionários que o vereador Hosaías trouxe para o município

Hosaías Oliveira se defendeu dizendo que seu pai e sua esposa nunca trabalharam na Prefeitura de Matões. “Eu faço um desafio a quem quer que seja provar que minha esposa e meu pai já foram funcionários da Prefeitura de Matões”. No entanto, Rubens Pereira afirmou que tem documentos comprovando a veracidade das informações e que os mesmos já estão sendo encaminhados para o Ministério Público.


Quando se referiu ao vereador Elinaldo Colaço, Rubens Pereira denunciou com documentos comprobatórios os primeiros passos do vereador na política sindical. Afirmou que o mesmo se utilizou de documentação falsa para se eleger vice-presidente do Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Matões. Com a cópia da ficha cadastral em mãos, mostrou a todos os presentes que o número de matrícula da carteira do vereador (4643) pertencia na verdade à Srª Tereza Gomes da Silva: “O nome foi apagado, rasurado porque era necessário 3 anos de sindicalizado para que o então jovem sindicalista  se tornasse vice-presidente do sindicato” confirmou o ex-deputado.
Fichas cadastrais de Teresa Gomes e ver. Elinaldo Colaço

O vereador Elinaldo Colaço, por sua vez, disse que é pautado pela ética: “Eu estarei sempre usando a minha ética e o meu disparo será de acordo com o de Vossa Excelência

Ainda na tribuna, o secretário de Articulação, fez mais uma denúncia, desta vez direcionada para a prática dos agenciadores envolvidos em processos de aposentadorias de idosos, que se aproveitam da ingenuidade destes para fazerem empréstimos em seus nomes:“Está existindo uma fraude no município de Matões e o dinheiro dos velhinhos está sendo violentado. A polícia Federal deve investigar e prender quem estiver envolvido”. Finalizou Rubens Pereira.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONVITE



CONVITE

O Comitê Estadual do PCdoB-Maranhão tem a grata satisfação de convidá-lo para a solenidade de abertura da sua 12ª Conferência Estadual, dia 04 de novembro, às 18 horas, no auditório Fernando Falcão, da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Em mais uma Conferência Estadual o PCdoB deseja reforçar os laços com a militância partidária e dos movimentos sociais que lutam por um Maranhão de Todos Nós.

Contamos com sua honrosa presença.

Atenciosamente, 
  
          Etelvino Nunes de Oliveira
       Presidente do Comitê Estadual

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ex-governador do Maranhão diz que congresso do PSB foi democrático.























O Congresso Estadual do PSB do Maranhão expôs as divergências internas há meses relatadas aqui neste espaço. A ausência do ex-deputado federal Roberto Rochas e as críticas disparadas pelo deputado federal Ribamar Alves foram destaques nos meios de comunicação ligados ao governo do estado. 

Por conta disso, o blog do Elias Lacerda conversou por telefone na tarde desta segunda-feira, 31, com o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares que falou sobre o Congresso Estadual do Partido ocorrido no último sábado, 29, em São Luis. Ele rebateu as críticas de Ribamar Alves que disse ter sido o evento manipulado pelo presidente José Antonio Almeida, pelo próprio José Reinaldo e o sobrinho, deputado estadual Marcelo Tavares.
 
Para o ex-governador as críticas do deputado Ribamar Alves não tem sentido de existir. “O congresso foi todo acompanhado por um representante da executiva nacional do PSB. Se tivesse havido fraude ou manipulação, o representante da nacional teria cancelado o evento”, disse. 

Ele contou que toda essa grita de Ribamar Alves é porque o deputado tem como desejo levar o partido para a base de apoio da governadora Roseana Sarney. Continuou José Reinaldo: “Como ele pode reclamar do congresso se ele nem lá foi? Porque não apresentou chapa para concorrer para a presidência do partido? Acho que ele não foi porque sabia que perderia feio, pois a maioria do PSB não quer os “Sarneys”. 

Empenhado defensor da unidade interna do partido e ao perceber que não lograria exito em seu desejo, o deputado estadual Luciano Leitoa abdicou de participar da composição do diretório estadual, pois já é membro do Diretório Nacional desde 2003, dando oportunidade a outros filiados de Timon. 

Luciano Leitoa lembrou que “essa, prática de valorização dos companheiros dentro do grupo político ao qual faz parte é constante” e citou o exemplo de quando o vereador Chagas Cigarreiro(PSB) se licenciou do mandato, dando assim, oportunidade ao suplente Jair Mayner durante 4 meses. O mesmo ocorreu com o vereador Uilma Resende(PDT), que, também, se licenciou, assumindo, o suplente Porfiro Gomes. 

A delegação de Timon no congresso do PSB foi composta de 26 pessoas sendo o único município com mais de um membro na executiva e com maior número de membros no Diretório Estadual, elegendo, ainda 2 delegados ao Congresso Nacional que acontecerá em dezembro, em Brasília. 

(Com acréscimo de informações da assessoria do PSB de Timon) 

domingo, 30 de outubro de 2011

Prefeita Suely Pereira lidera com folga corrida eleitoral em Matões.

Blog do John Cutrim

Na média dos cinco cenários pesquisados ela detém 58,28% das intenções de votos
Pesquisa realizada pelo Instituto Escutec no município de Matões entre os dias 15 e 16 de outubro dá uma folgada maioria de intenções de votos para a prefeita Suely Pereira (PSB). Na média dos cinco cenários eleitorais pesquisados com nomes estimulados ela aparece com 58,28% das intenções de votos. Já na pesquisa espontânea a intenção de votos na atual prefeita é de 48,5%. O segundo colocado fica com apenas 3,8% e 39,3% não sabem ou não responderam. A pesquisa ouviu 400 eleitores nas áreas urbana e rural do município.
No primeiro cenário, com quatro nomes na disputa, Suely Pereira detém 52,8%. No cenário com três nomes ela vai a 56,8%. E nos três cenários com apenas dois nomes na disputa ela fica entre 57,3% e 63,5% das intenções de votos. “São cenários que confirmam o favoritismo da prefeita Suely, resultado da aprovação do mandato e também da correta política de alianças liderada pelo grupo da prefeita”, avalia o deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

De fato a pesquisa mostra que a imensa maioria da população de Matões aprova a gestão da prefeita Suely Pereira. 73% dos matoenses dizem aprovar o governo contra uma desaprovação de 25,8%. O Instituto quis saber também que avaliação os eleitores fazem das políticas públicas de saúde, educação, limpeza e infra-estrutura. 52% aprovam a saúde pública; 72,8% aprovam a educação; 68,3% aprovam a limpeza pública; e 63,3% igualmente aprovam a infra-estrutura. Vem daí, afirma o Instituto, o elevado índice geral de aprovação.
Segundo análise do Instituto, a pesquisa revela um quadro de satisfação da população com o rumo geral das coisas no município e permite afirmar um forte favoritismo da prefeita Suely Pereira faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2012.

Gratificada – A prefeita Suely Pereira disse que recebeu com “muita alegria” os dados da pesquisa Escutec, mas sobretudo com “sentimento de gratidão ao povo” e também de “sensação de estar cumprindo bem com o seu dever de prefeita”. O fato de liderar, ela mesma adverte, não pode criar nenhum clima de já ganhou, mas “ao contrário deve servir para aumentar o trabalho e as alianças políticas para que Matões continue no caminho certo”.