sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Inscrições do SiSU começam amanhã dia 07.

O período de inscrição do SiSU 2012 começará nas próximas horas, 07/01/2012, sábado. A exemplo das edições anteriores, é esperado lentidão e dificuldade no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) nas primeiras horas de abertura das inscrições. Quem quiser se inscrever no Sisu 2012 deverá ter feito inscrição do Enem 2011 e participado em todos os dias da prova, com nota superior a zero na redação. É indispensável que o candidato tenha em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2011.
SiSU é o sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) com objetivo de selecionar estudantes para as vagas em universidades federais e instituições participantes com base na nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem participou das edições anteriores ao SiSU 2012 poderá se inscrever normalmente neste ano. No entanto, se já estiver matriculado em uma universidade pública, poderá ocupar apenas uma vaga.
O SiSU 2012 oferecerá 108.552 vagas em universidades de todo Brasil, com exceto do Distrito Federal. As vagas do SISU 2012 estão distribuídas em 95 instituições de ensino através de 3.327 cursos. De todas as regiões brasileiras, o nordeste é o estado com maior oferta de cursos e vagas disponíveis.
Na última semana o MEC divulgou o calendário do SiSU 2012 bem como abriu a consulta às vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2012. O período de inscrição do SiSU seguirá até o dia 12/01/2012, quando se encerram as inscrições. Após este dia não será mais possível alterar as opções de curso, que o estudante poderá fazer de acordo com a sua nota em relação à nota de corte mínima divulgada diariamente pelo sistema.
O Resultado do SiSU 2012 será divulgado no dia 15/01/2012 através da lista de aprovados em primeira chamada. O prazo para matrícula junto à universidade do curso para o qual o estudante foi selecionado vai de 19 a 20 de janeiro. Depois disto o sistema receberá a informação dos estudantes efetivamente matriculados fazendo, em seguida, no dia 26/01/2012 a segunda chamada dos aprovados no SiSU 2012, para as vagas que ainda não tiverem sido ocupadas. O prazo de matrícula da segunda chamada é de dois dias (30 e 31 de janeiro).
Confira a lista das vagas e cursos do SiSU 2012 e faça  sua inscrição SiSU 2012 em http://sisu.mec.gov.br/.
Fonte: Mec

138 prefeitos disputarão reeleição no Maranhão.

Representa 63% dos municípios maranhenses na disputa pela reeleição de prefeitos.



SÃO LUÍS - Nas eleições municipais deste ano, um total de 138 prefeitos pode entrar na disputa pela reeleição, o que representa 63% dos municípios maranhenses. Destaques para João Castelo (PSDB), que pretende tentar se manter na Prefeitura de São Luís, e Sebastião Madeira (PSDB), que vai tentar permanecer no comando da cidade de Imperatriz.

 
Em ano eleitoral, as articulações políticas iniciais são para viabilização de candidaturas. Políticos lançam suas pré-candidaturas em busca de aliados. Além desses, existem os candidatos naturais que são os detentores de cargos eletivos que podem disputar reeleição.

Além de São Luís e Imperatriz, entre as cidades que já tem um candidato definido estão: Matões, Arari, Chapadinha, Codó, Dom Pedro, Maracaçumé, Mata Roma, Pinheiro, Penalva, Santo Amaro, São João Batista, Tuntum, Vargem Grande e Paço do Lumiar.

Seis gestores que estão habilitados a disputar novo mandato não foram eleitos no pleito de 2008. Cinco foram em 2009 por eleição suplementar depois de o prefeito eleito ter sido cassado pela Justiça Eleitoral. Os crimes cometidos pelos gestores foram de abuso de poder econômico ou político, conduta vedada e irregularidade durante a campanha eleitoral. Outro gestor assumiu após cassação do prefeito que não obteve mais de 50% da votação.

Os eleitos nessa situação especial foram Adriana Luriko (Amarante do Maranhão), que ficou no lugar de Gildásio Chaves; Arnóbio Rodrigues (Centro Novo do Maranhão), que ocupa hoje cadeira que era de Domício Gonçalves; Maria Édila de Abreu (Joselândia) eleita para substituir o filho Marcelo de Queiroz, cassado por compra de votos; Francisco Ademar dos Santos (São Francisco do Maranhão), que substituiu Jônatas Alves; e Wellington Sousa Pinto (Vila Nova dos Martírios) que ficou no lugar de João Moreira Pinto.

A prefeita Surama Soares assumiu após a cassação de Eduardo Dominici, eleito prefeito de São João Batista. No município não teve eleição suplementar porque, pela regra eleitoral, o pleito especial somente ocorre quando o candidato que foi mais votado obtém mais de 50% dos votos válidos. Como Eduardo Dominici não alcançou a marca (ele ficou com 49,9% dos votos válidos), Surama Soares, que ficou em segundo lugar, assumiu o cargo sem precisar disputar uma nova eleição.

Disputas deverão ser acirradas

As disputas mais esperadas no Maranhão devem acontecer nas duas maiores cidades do estado: São Luís e Imperatriz. Na capital maranhense, o prefeito João Castelo deverá enfrentar pelo menos quatro candidatos. Flávio Dino - que aparece como pré-candidato do PCdoB - Max Barros, pré-candidato do PMDB, Roberto Rocha, que pode entrar na disputa pelo PSB, e Eliziane Gama, que garante ser pré-candidato pelo PPS.

Em pesquisas divulgadas sem registro eleitoral em 2011, o tucano aparece atrás apenas de Flávio Dino que apresenta 58% dos votos, seu adversário no primeiro e segundo turnos das eleições de 2008.

Já o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, deverá enfrentar o ex-prefeito Ildon Marques (PMDB), Jomar Fernandes (PT), Luiz Carlos Porto (PPS) - que foi vice-governador - e ainda o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT). A candidatura do parlamentar pedetista indica a perda da aliança com o PDT, que ajudou a eleger Madeira.

Eleições que deverão ter destaques ainda são a de São José de Ribamar, de Paço do Lumiar e de Pinheiro. Em São José de Ribamar, disputará a reeleição o prefeito Gil Cutrim (PMDB) - que assumiu o cargo em 2011 após renúncia de Luis Fernando Silva do comando da administração ribamarense.

Por enquanto, Cutrim não tem adversários definidos e não deverá ter dificuldades para continuar no comando da cidade, já que a avaliação da administração de Luis Fernando, da qual ele fazia parte, é positiva. Cutrim vem mantendo o padrão de administração deixada pelo seu antecessor, o que facilita, em tese, sua reeleição.

Já em Paço do Lumiar a prefeita Bia Venâncio (DEM) não apresenta a mesma condição do colega Gil Cutrim. A prefeita, que já foi cassada três vezes, sob a acusação de improbidade administrativa, tem avaliação negativa de sua administração e não deverá ter a maioria dos vereadores a seu favor para uma composição para disputar a eleição.

Em Pinheiro, a disputa deverá ocorrer entre o prefeito José Arlindo e seu ex-padrinho político Filuca Mendes. A principal estratégia de José Arlindo para barrar o confronto é conseguir na Justiça uma condenação contra Mendes para que este se torne inelegível.

Em Timon, a balaiada corre solta, já que a prefeita Socorro Waquim (PMDB) não pode ir para a reeleição e vem desde 2008 fazendo o pior governo da vida dos timonenses, ainda não tem um substituto definido, a briga é entre o sobrinho da prefeita e presidente da câmara Tales Waquim (PMDB) com o atual vice prefeito: Edvar Ribeiro (PMDB). Tudo indica que Timon terá três candidatos, o escolhido por Socorro Waquim (PMDB); Luciano Leitoa (PSB) e a minoria terceira via escolhido pelo deputado Alexandre Almeida (PSD).

Municípios onde prefeitos podem disputar a reeleição

Afonso Cunha
Alcântara
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Alto Parnaíba
Amarante
Anapurus
Apicum-açu
Araguanã
Araioses
Arari
Bacurituba
Belágua
Benedito Leite
Bequimão
Bom Jesus das Selvas
Bom Lugar
Brejo
Brejo de Areia
Buriti Bravo
Cachoeira Grande
Cajapió
Cajari
Campestre do Maranhão
Cândido Mendes
Cantanhede
Carutapera
Cedral
Centro do Guilherme
Centro Novo
Chapadinha
Codó
Coelho Neto
Colinas
Conceição do Lago-açu
Dom Pedro
Duque Bacelar
Estreito
Fernando Falcão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Fortuna
Governador Edison Lobão
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Governador Newton Belo
Governador Nunes Freire
Graça Aranha
Igarapé do Meio
Igarapé Grande
Itaipava do Grajaú
Itinga do Maranhão
Imperatriz
Joselândia
Lago da Pedra
Lado do Junco
Lago dos Rodrigues
Lago Verde
Lagoa do Mato
Lagoa Grande
Lajeado Novo
Loreto
Luís Domingues
Matões
Magalhães de Almeida
Maracaçumé
Marajá do Sena
Mata Roma
Matinha
Matões do Norte
Milagres do Maranhão
Mirador
Miranda do Norte
Montes Altos
Morros
Nova Iorque
Nova Olinda do Maranhão
Olho D´Água das Cunhãs
Olinda Nova do Maranhão
Paço do Lumiar
Palmeirândia
Paraibano
Passagem Franca
Paulino Neves
Paulo Ramos
Pedro do Rosário
Penalva
Peri-Mirim
Peritoró
Pinheiro
Pirapemas
Porção das Pedras
Presidente Juscelino
Presidente Sarney
Presidente Vargas
Primeira Cruz
Riachão
Ribamar Fiquene
Rosário
Sambaíba
Santa Filonema
Santa Luzia
Santo Amaro
Santo Antônio dos Lopes
São Bento
São Domingos do Azeitão
São Domingos do Maranhão
São João Batista
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Caru
São João do Paraíso
São João do Sóter
São José de Ribamar
São José dos Basílios
São Luís
São Luís Gonzaga
São Pedro da Água Branca
São Pedro dos Crentes
São R. das Mangabeiras
São Roberto
Senador Alexandre Costa
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Tasso Fragoso
Timbiras
Tuntum
Turiaçu
Tutóia
Urbano Santos
Vargem Grande
Vila Nova dos Martírios
Vitória do Mearim
Zé Doca

Fonte: Imirante
Edição: Léo Rodrigues.

São Luís fecha 2011 com a gasolina mais barata do Brasil


São Luis - Motoristas ludovicenses fecharam o ano de 2011 abastecendo seus veículos com a gasolina mais barata do Brasil. É o que releva pesquisa realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), segundo a qual São Luís registrou um preço médio de R$ 2,474 na última semana de dezembro. Em segundo lugar, no Maranhão, vem o município de São José de Ribamar - região metropolitana - com um preço médio de R$ 2,477.

Em contrapartida, municípios como São Domingos do Maranhão e São João dos Patos oferecem o litro da gasolina a R$ 3,000 e R$ 3,077, respectivamente, valores próximos aos encontrados no Acre (R$ 3,121), estado com o preço médio mais alto do país.

Na escala de preços baixos, seguindo São Luís aparece a cidade de Teresina, cobrando, em média, R$ 2,541 por litro de combustível.

No Brasil, essa média é de R$ 2,754, sendo a região Norte a que marca preços médias mais elevadas (R$ 2,879). O Nordeste continua registrando o valor médio mais baixo (R$ 2,696).

Os preços da gasolina no Maranhão:

Açailândia - R$ 2,737

Bacabal - R$ 2,863

Balsas - R$ 2,949

Barra do Corda - R$ 2,934

Carolina - R$ 2,970

Caxias - R$ 2,642

Codó - R$ 2,795

Imperatriz - R$ 2,722

Pinheiro - R$ 2,838

Presidente Dutra - R$ 2,889

Santa Inês - R$ 2,811

Sao Domingos do Maranhão - R$ 3,000

Sao João dos Patos - R$ 3,077

Sao José de Ribamar - R$ 2,477

Sao Luís - R$ 2,474

Timon - R$ 2,833

Matões - R$ 2,850

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MATÕES 177 ANOS.


TEXTO E FOTOGRAFIAS: ABDENALDO RODRIGUES/MATÕES NOTÍCIAS

Há quem diga que as cidades são apenas depósitos de tijolo e concreto, mas não é verdade, as cidades têm vida marcadamente pujante. Matões é um exemplo de injustiça e de grandiosidade.  No seu passado histórico, diante da soberba do coronelismo regional, foi retalhada, surrupiada, apunhalada e quase morta por motivações políticas  e ambições particulares. Mas a cidade sobreviveu aos percalços, permanecendo de pé, atravessando as décadas, os séculos, desafiando os pulsos e as biografias agressivas daqueles que tentaram destruir sua história.
Município de belezas naturais exuberantes

Fundada em 1835, a nova vila da província do Maranhão, recebeu a denominação de São José dos Matões, certamente uma homenagem explicita ao santo católico São José e, ao mesmo tempo, uma forma disfarçada de referenciar o rei português D. José I. Quase todas as denominações de lugares recebiam o nome gentílico de "José": São José das Cajazeiras, São José das Aldeias Altas, São José do Rio Preto...  

Igreja Nossa Senhora da Conceição
Matões, na sua originalidade, apresentava um misto de simplicidade e romantismo. Caminho de gado, de mascates, de bandeirantes, de índios, de jesuítas, de toda sorte de gente que ia e vinha da próspera cidade de Aldeias Altas (Atual Caxias) às cidades do centro sul do Piauí: Jerumenha, Manga, Oeiras... São José dos Matões tinha tudo para se transformar em um grande centro, no entanto as forças do progresso foram paralisadas diante da transferência forçada da sua sede para a nascente Parnarama, pelo influente Lauro Barbosa.  Recuperado os foros, mas uma vez foi desvanecida, quando os moradores da vila viram sua integração a São José das Cajazeiras (atual Timon). Além disso, em 1852, aconteceu a  transferência da capital da Província de Oeiras para Teresina, às margens do rio Parnaíba, mudando o eixo de desenvolvimento da região. Embora a nova capital do Piauí ficasse distante apenas cem quilômetros de São José dos Matões, a nova cidade planejada contribuiu para que a pequena vila entrasse em decadência.
Matoense, povo de fé


Matões nos seus dias atuais está mais sofisticada. Os velhos casarões da elite agropecuária e política, além dos pacatos casebres de palha estão, de forma acelerada, dando espaço para novos prédios mais imponentes. Os animais de carga e de transporte, tão comuns há pouco tempo, deram lugar a barulhentas motos e carros. A cidade tem  internet, celular, canal de TV; um carnaval  de muitos blocos e um dos festejos mais fortes da região, do Divino Espírito Santo, que ano após ano atrai mais gente, não só pela fé religiosa, mas também, pelas bandas musicais de sucesso do momento. Os sinais da globalização que engole, que transforma são evidentes.

Rua Dr. José Firmino
Da última emancipação política, são 60 anos. da primeira fundação, são idos 177 anos gloriosos e de muita luta. O espaço histórico "São José" ou "São José dos Matões", ou simplesmente "Matões", foi palco de batalha contra os portugueses pela Independência da Nação, entrando para a história como sendo o primeiro núcleo populacional livre do domínio português no Maranhão; viu a Coluna Prestes atravessar o Brasil em suas terras; tem nomes importantes marcados nas artes literárias, políticas, científicas, militares, jurídicas, esportivas da história antiga e recente do maranhão e do País.
Balneário Municipal

Matões, há de ser sempre assim: um calor de esperança àqueles que a amam, pois todos os dias acorda cedo para a sua gente prosaica e cheia de fé dar continuidade e inspiração à vida. Parabéns Matões pelos 177 anos nesse 1º de janeiro de 2012.

"Nostamus ferrado" : as previsões de 2012 do Blog da Rosengana.

Em 2012, Ricardo Murad continuará a mentir e não construirá os 72 hospitais prometidos. Faltarão leitos pelo interior do Estado que ocasionará a superlotação dos hospitais da capital.
A Via Expressa ou MA 171 continuará em ritmo acelerado até outubro, após as eleições ela irá parar e Max Barros vai sumir dos telejornais da Mirante.
A taxa de homicídios de São Luís e do Maranhão aumentará subitamente e o secretário delator Aluisio Mendes dirá que São Luís está em paz.
Roseana Sarney enfrentará forte crise, ficará doente, fará mais uma cirurgia em Las Vegas e depois voltará para São Luís, com uma carinha de cão sem dono que dará até dó.
A Assembleia Legislativa do Estado continuará no mesmo ritmo, parada, com discussões tolas sem objetivos, tentando tirar o foco das denuncias que surgirão contra o Governo do Estado.
O secretário de saúde Ricardo Murad gastará todo o seu pobre vocabulário no Facebook tentando justificar a série de escândalos que se sucederão em sua pasta, além de profanar impropérios aos adversários políticos.
Max Barros terá uma votação pífia nas eleições municipais a prefeito de São Luís.
Moradores desalojados pelo Governo devido às obras da Via Expressa tomarão um calote, ficarão na rua e farão protestos contra a governadora.
A Mirante detonará todos os dias em todos os seus jornais, seja impresso, no rádio ou na televisão o prefeito João Castelo.
Roseana Sarney e o Governo do Estado serão capa do jornal o Estado do Maranhão em 366 dias no ano.
Sarney será alvo de novos escândalos no Senado.
Maranhão ficará em último lugar em todas as pesquisas que registram o desenvolvimento dos estados no país e o Sarneyzaquistão dirá que as pesquisas são tendenciosas.
Roseana jogará muito baralho, fará festas memoráveis regadas a muito bebida e comida, tudo bancado pelo povo.
O super helicóptero do GTA continuará a ser táxi-aéreo do governo e não socorrerá ninguém.
Os agentes, escrivães e delegados de Polícia Civil entrarão em greve, assim como os agentes penitenciários e os professores da rede estadual.
Décio Sá e Marcos D’Eça bajularão a governadora e o secretário Max Barros.
Roseana Sarney aumentará seu poder aquisitivo em alguns milhões.
O ano de 2012 será de fraternidade, velhas rugas serão esquecidas novas amizades surgirão e algumas alianças políticas jamais esperadas acontecerão. É o chamado “fator eleição”.  
O velho Sarney e sua filha Roseana continuarão a ser as celebridades políticas mais detonadas das redes sociais.
Roseana Sarney continuará a fazer o pior governo da sua vida.

FELIZ ANO NOVO.