sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Saúde na mira da PF: Ricardo Murad usa o ataque como melhor defesa.

O Secretário de Saúde Ricardo Murad protocolou nesta quinta(2),  um estranho ofício à Polícia Federal em Brasília e no Estado do Maranhão. Murad abre portas, gavetas, armários e memórias de computadores para possíveis investigações.

O "Dispensador Geral do Estado" depois de fazer "varredura" nos contratos de licitação, maquiar a execução das obras e "justificar a aplicação de cada centavo" dispõe-se as investigações. O "x" da questão seriam os recursos federais para a construção das UPAS.

Ricardo Murad argumenta que na construção das UPAS a contrapartida do governo federal é menor. Portanto não faria sentido correr o risco na aplicação das verbas federais. No entanto a compulsão pelo vil metal poderia tê-lo encorajado em contrário.

O que Ricardo Murad teme? Indícios, presunção ou evidência? No momento ocultar provas ou obstruir os trabalhos da polícia judiciária importa em prisão. Ricardo Murad esperto disponibiliza o "acervo". A melhor defesa é o ataque. 

Blog do Cesar Bello.

Bira do Pindaré lança pré-candidatura a prefeito de São Luís e elege o povo como prioridade.

Da Assecom Dep. Bira

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) lança, nesta sexta-feira (3), sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís. O ato político ocorrerá à noite, no restaurante Picuí Tábua de Carne, no bairro Ponta da Areia. Toda sociedade maranhense, movimentos sociais, trabalhadores e militantes estão convidados a somar a candidatura do petista.
O jantar é uma iniciativa política de várias tendências e coletivos do PT do Maranhão, como a Militância Socialista, Articulação de Esquerda, a Democracia Socialista, o grupo Reboliço, Reage PT, lideranças importantes como Augusto Lobato, Sílvio Bembem, Domingos Dutra, Chico Gonçalves, Cintra, fundadores históricos Jomar, Teresinha Fernandes, e todos aqueles que são petistas autênticos e verdadeiros.
Silvana Serra, integrante da tendência militância socialista, vê no encontro desta sexta uma grande iniciativa que nasce da base da militância do PT.
O jantar acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h. “Todos que quiserem se integrar a esta grande batalha estão convidados, compareçam e serão muito bem recebidos”, convidou Bira.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SEMPRE É HORA DE COMBATER A DENGUE.



Épocas de chuvas em nossa cidade, e vale a pena ressaltar alguns cuidados para prevenir você, sua família e vizinhos:
Combater a dengue não é uma tarefa fácil, por isso são necessárias a mobilização e a colaboração de todos para eliminar os focos do mosquito e os riscos de epidemia em Matões.
Medidas simples, desde que praticadas todos os dias, geram bons resultados e ajudam a proteger não só a sua família, mas toda a comunidade.
Conheça aqui tudo sobre a dengue e ajude-nos nesse combate. A hora de agir é agora!



Veja que, com medidas simples, você pode combater a dengue:
  • não deixe água acumulada sobre a laje;
  • jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc;
  • guardar garrafas, para retorno ou reciclagem, emborcadas e em local em que não acumulem água;
  • colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;
  • não jogar lixo em terrenos baldios;
  • manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;
  • manter a caixa d’água completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito;
  • manter bem tampados tonéis e barris d’água;
  • encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta ou lavá-los com escova, água e sabão semanalmente;
  • lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água;
  • remover folhas e galhos e tudo o que possa impedir a passagem da água pelas calhas;
  • se você tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso, principalmente por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos, uma vez por semana;
  • lavar semanalmente, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios utilizados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
Fique alerta aos sintomas da dengue:
  • febre alta;
  • dor de cabeça;
  • dor atrás dos olhos;
  • dor no corpo e nas juntas;
  • manchas vermelhas no corpo.
Procure imediatamente uma unidade de saúde. Você pode estar com dengue.
Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:
  • dores abdominais;
  • vômitos;
  • qualquer tipo de sangramento.
Retorne imediatamente à unidade de saúde. A dengue pode estar evoluindo para a forma grave.
Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos:

Ao serem observados os primeiros sintomas da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. A reidratação oral com soro caseiro, água ou sucos pode ser feita antes mesmo da consulta médica.
Após a consulta, alguns cuidados devem ser observados, como:
  • manter-se em repouso;
  • continuar bebendo muito líquido;
Lute contra essa peste.

domingo, 29 de janeiro de 2012

RUBENS PEREIRA JR: "ROSEANA SARNEY DEVERÁ SER CASSADA"

Fonte:(Jornal Pequeno)


Nos anais jurídicos tupiniquins, certamente, não se encontram tantas chincanas e manobras para se adiar uma simples audiência de inquirição de testemunhas. E ainda mais, de defesa!
Foi o que ocorreu esta semana, na carta de ordem vinda do Tribunal Superior, extraída do processo que pede a cassação do mandato de Roseana Sarney e seu vice, Washington Oliveira, por abuso de poder econômico e político, proposta pelo ex-governador José Reinaldo (RCED nº 809-TSE).
Tamanho desespero para adiar a audiência onde seriam ouvidas suas próprias testemunhas de defesa no dia 27 de janeiro último, mostra o pavor que a Oligarquia já sente da inevitável e iminente cassação do mandato da governadora Roseana Sarney por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010.
Imagina se fossem as testemunhas de acusação?!
O Rei já está quase nu!
Mas não critiquemos a postura dos esforçados colegas advogados que defendem Roseana em tentar desesperadamente adiar a audiência, pois a eles não cabe fazer outra coisa que não seja utilizar de expediente para tentar ganhar mais tempo, diante de uma acusação com farta e contundente prova documental de imenso abuso de poder econômico e político.
Conseguiram ganhar uns 10, 20 dias, no máximo, mas o julgamento final está próximo.
Como explicar que, em apenas três dias, os que antecederam sua convenção partidária, e neste dia, inclusive, em 24 de junho de 2010, a governadora Roseana Sarney tenha celebrado cerca de 750 convênios, num valor que beira R$ 400 milhões? Como explicar que durante o primeiro semestre de 2010 a mesma governadora tenha gasto em convênios quase R$ 1 bilhão? Como explicar que apenas no mês de junho, antes de sua convenção, Roseana Sarney tenha celebrado a inacreditável soma de 979 convênios com as mais diversas entidades? Como explicar a cooptação de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias à custa de recursos de convênios? Como explicar que prefeitos de partidos de oposição, de uma hora para outra, após a liberação dos recursos dos convênios, tenham optado por apoiar Roseana Sarney na eleição? Como explicar que, tão logo os convênios eram assinados, os recursos eram liberados automaticamente?
Roseana chegou ao governo após conseguir a cassação do mandato do ex-governador Jackson Lago por abuso de poder político e econômico decorrente de assinaturas de convênios do governo Zé Reinaldo. Nessa perspectiva, então, será razoável, justo, legal, que ela, no exercício do cargo (diferente de Jackson), se utilize deste mesmo expediente, só que em quantidade bem superior, e ainda assim permaneça impune?
A Ciência Jurídica diz que não.
Porém...
Apesar de o processo de cassação de Roseana Sarney conter provas inquestionáveis dos abusos, todos comprovados com documentos, sabemos que o julgamento não é puramente jurídico, técnico. Existe o lastimável, odioso e escravizante componente político que tudo fará nos calabouços do poder para que Roseana Sarney saia ilesa, impune de seus crimes. E nisso eles são catedráticos.
Mas os tempos são outros. O Poder Judiciário já não está mais de joelhos para os coronéis. A governadora Roseana Sarney já enfrentou uma dura derrota, ao ser rejeitada pelo povo de seu estado, em 2006. Agora, deve enfrentar a mais dura de todas as derrotas, ao perceber que já não tem mais o poder de desmandar no Judiciário. Logo o TSE corrigirá o equívoco do TRE/MA, em adiar a audiência no processo de cassação.
Quando chegar o momento do julgamento final, o TSE se deparará com o histórico julgamento de 2009. A Oligarquia Sarney foi quem criou a jurisprudência no Tribunal Superior Eleitoral, ao conseguir cassar o governador Jackson Lago por abuso de poder político e econômico decorrente de recursos de convênios celebrados pelo ex-governador José Reinaldo.
Roseana sair ilesa desse processo, quando ela própria era a governadora e colocou toda a estrutura da Administração Estadual para realizar convênios eleitoreiros em prol de sua reeleição, às vésperas de iniciar a campanha eleitoral, será a premiação da impunidade e da delinquência política; será a coroação da premissa de que apenas os inimigos da Oligarquia são punidos com os rigores da lei, e que a ela tudo é permitido para se perpetuar no poder.
Por isso, cabe à sociedade civil, aos movimentos sociais, à classe política democrática e progressista encampar a luta pela realização do julgamento desse processo de forma célere, imparcial e justa. E para isso é necessário e urgente que todos nos mobilizemos e superemos todas as diferenças.
*Advogado e deputado estadual do PC do B.

OPOSIÇÃO DO MARANHÃO: "É HORA DE DISTRIBUIR NOVAS SEMENTES"


O presidente da Embratur e líder das pesquisas para o governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB), encerrou o Encontro das Oposições do Maranhão em Pedreiras (277km de São Luís-MA). Em seguida, os líderes da oposição posaram para a foto oficial do evento.

Esposa do Dep. Rubens Pereira Jr, Tereza, e o titular do B

Quem abriu a sessão de discursos em favor de mudanças no Maranhão foi o presidente do PPS-MA, Paulo Matos. Ele foi seguido do Pastor Luís Carlos Porto, ex-vice-governador do Maranhão, também do PPS; do deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB) e do ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP).
Flávio lembrou no seu pronunciamento que a soma dos votos de sua campanha (cerca de 4 mil) somados com o de Jackson Lago (aproximadamente 8 mil) suplantaram a votação da governadora Roseana Sarney (7 mil) em Pedreiras. “Por Pedreiras, haveria segundo turno”, disse.
O principal líder da oposição maranhense destacou as promessas descumpridas pelo atual governo, a exemplo dos 72 hospitais que deveriam estar inaugurados com equipamentos e pessoal qualificado para atender a população.
Logo após, Flávio Dino afirmou que “é preciso ter coragem para fazer o enfrentamento e cautela e prudência pois a eleição acontece em dois tempos e o primeiro é em outubro deste ano na eleição municipal”.
Ele saudou a candidatura do deputado federal Simplício Araújo (PPS) para a Prefeitura de Pedreiras. “Essa cidade recebe 30 milhões por ano de recursos federais que bem administrados podem garantir o bom funcionamento dos setores fundamentais”, observou Dino.

Flávio Dino arrancou aplausos dos presentes ao Clube Recreativo dos Servidores da Sucam de Pedreiras (Cressupe), local do Encontro, quando afirmou que os encontros da oposição devem acabar em 2014, pois em 2015, a oposição será governo e estará debatendo as políticas públicas para melhoria das condições de vida da população do Maranhão.
Estiveram presentes no evento, o ex-deputado federal e presidente do PSB de São Luís, Roberto Rocha; o deputado federal Domingos Dutra, PT; o deputado estadual Marcelo Tavares, PSB; o deputado federal e presidente estadual do PP, Waldir Maranhão; o deputado federal Ribamar Alves, PSB; a ex-candidata a vice-governadora Miosótis Lúcio, PPS, o ex-ministro Edson Vidigal e o ex-deputado federal e líder das pesquisas para o governo do Maranhão, Flávio Dino, PCdoB.

Fonte: Blog Pedras Verdes.