terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vamos com Elias Lacerda: Rubens Jr tem luz própria, capacidade e bagagem cultural.

Há cerca de um ano, o blog do Elias Lacerda fez um elogio que até fugiu dos hábitos costumeiros deste redator ao dizer que o deputado estadual Rubens Pereira Júnior era uma das mais gratas revelações da política maranhense. Dissemos com base no que conhecíamos do parlamentar. 

Agora, ao vermos o nome dele como um dos advogados do ex-governador José Reinaldo Tavares no processo de cassação da governadora, vem à tona o que afirmamos no passado, pois pouca gente sabe, mas o parlamentar matoense para trabalhar nesse caso teve que pedir exoneração da função de analista judiciário do Tribunal de Justiça, para onde foi aprovado em concurso público.Ele não exercia a função por estar no cargo de deputado, mas tão logo ficasse sem mandato, poderia servir ao TJ maranhense. 

É a prova maior de que o jovem deputado é muito mais que o filhinho querido do ex-deputado Rubens Pereira com sua esposa, a prefeita de Matões, Sueli Pereira. O rapaz tem luz própria, capacidade e bagagem cultural. Sabe que mesmo renunciando ao cargo tem conhecimento para galgar até funções mais elevadas. 

Tem também ideário político, uma virtude pouco comum em muitos 
que desenvolvem atividade política neste país. 



Por: Elias Lacerda/ Portal Az

Rubens Jr denuncia fechamento de escolas da rede estadual.

O deputado Rubens Júnior (PCdoB) ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (7), para denunciar que diversas escolas da rede estadual estão sendo fechadas em vários municípios.
“Trago esta preocupação a esta Casa, porque é uma denúncia que considero extremamente grave e que requer explicações tanto dos líderes governistas deste Parlamento quanto também das autoridades responsáveis pela educação em nosso Estado”, afirmou Rubens Júnior.
Ele enfatizou que ficou estarrecido com a quantidade de reclamações que tem recebido em seu gabinete dando conta de que unidades escolares do Estado estão sendo fechadas em Zé Doca, Balsas, Bacabal, Santa Inês, Codó, Caxias, Pinheiro, Itapecuru Mirim, São Raimundo das Mangabeiras, Rosário e outros municípios.
O problema, segundo o deputado, está acontecendo até mesmo na capital maranhense. “Foi publicado na imprensa, e eu li esta notícia em alguns periódicos, de que em São Luís o Colégio Almirante Tamandaré será transformado em um anexo do Colégio Cintra, o que vem provocando indignação e revolta de estudantes e pais de aluno. Houve protesto por parte da comunidade, tanto dos alunos, quanto do magistério por conta da transferência,”, frisou Rubens Júnior.
Mostrando-se preocupado com a ameaça de redução ainda mais acentuada nos índices educacionais do Estado, Rubens Júnior comentou que há uma alegação por parte do governo de se tratar de uma forma encontrada para acabar com o problema de vagas ociosas na rede estadual.
“Ora, se há vagas ociosas, por que então não se cria ou se transforma estas unidades em escolas de ensino integral?”, questionou o parlamentar. Ao encerrar seu pronunciamento, Rubens Júnior salientou que não se pode aceitar que se repitam experiências mal sucedidas do passado.
“O que está acontecendo é algo parecido com o primeiro governo de Roseana Sarney que, durante oito anos, contabilizou a construção de apenas três escolas em todo o Estado. O problema não são apenas as vagas ociosas, mas sim os índices educacionais do nosso Estado, taxa de analfabetismo, a evasão escolar, qualidade verificada nas avaliações especialmente do ensino médio, a ausência de qualificação técnica,”, ressaltou o deputado.
Agencia Assembleia. 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

“Nossa disputa não é contra um adversário do PT e sim contra a oligarquia”, diz Bira

O jantar de lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré (PT) a prefeito de São Luís, na noite desta sexta-feira (03), conseguiu reunir centenas de militantes históricos do Partido dos Trabalhadores.
A festa da militância petista começou às 19 horas, no restaurante Picuí Tábua de carne, na Ponta da Areia. Compareceram a festa todos os verdadeiros petistas que lutam por um Maranhão justo, igualitário e livre das agruras das oligarquias.
A resistência petista, campo político que reúne diversas correntes anti-Sarney do PT-MA, aproveitou o evento para lançar seu manifesto em apoio à pré-candidatura de Bira a prefeitura da capital.
Os pré-candidatos a prefeitura de São Luís Roberto Rocha (PSB) e Eliziana Gama (PPS), o deputado Rubéns Júnior (PC do B) representando o presidente da Embratur, Flávio Dino também declararam seu apoio a candidatura de Bira nas prévias do PT. Roberto e Eliziane aproveitaram para anunciar que irão esperar a decisão das prévias petistas para definirem suas candidaturas.
O líder camponês e filado número 1 do PT, Manoel da Conceição, emocionou a todos com seu discurso carregado de sentimento e esperança de ver o PT livre das amarras e dos que amarraram o partido a oligarquia.
Representantes nacionais também estiveram presentes. O presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Acrísio Mota, o ex-deputado federal Gilney Viana, vieram dar seu apoio a candidatura de Bira e destacaram a importância desse projeto como única forma de expulsar as forças oligárquicas de dentro do PT.
“Essa disputa é bem clara. De um lado temos o PT representado por Bira do Pindaré, do outro lado temos o candidato do Sarney. É fácil escolher, a militância vai saber decidir entre o PT e o Sarney. Vamos ficar com o PT, vamos votar no Bira. Vamos derrotar a oligarquia”, afirmou Acrísio Mota.
Várias lideranças históricas locais também foram dar seu apoio a candidatura de Bira. Joãozinho Ribeiro, não pôde comparecer, mas garantiu seu apoio, ao lado do professor Francisco Gonçalves e assinaram o manifesto da resistência petista. Chico fez uma bela explanação sobre a conjuntura política do Estado.
“A eleição de 2014 passa pela eleição de 2012. Se quisermos abrir as portas do Palácio dos Leões em 2015 para todo povo do Maranhão primeiro teremos que derrotar a oligarquia este ano. E derrotar esse mal passa por conseguirmos transformar o Bira no candidato do PT a prefeitura de São Luís”, analisou Chico.
O deputado Bira foi o último a falar, e quando foi chamado pelo mestre de cerimônia, Silvio Bembem, foi ovacionado pela militância que não se rende e decidiu que Bira será o candidato do PT a prefeitura de São Luís em 2012.
O parlamentar agradeceu o apoio de todas as lideranças presentes e lembrou que sua candidatura nasceu dentro do PT, com o apoio dos movimentos sociais e da militância aguerrida e de luta.
“Eu não sou candidato por interesse próprio e nem a mando de ninguém. A militância e movimentos sociais escolheram o nome do Bira. A nossa disputa não é contra um adversário do PT e sim contra a oligarquia mais antiga e perversa do Brasil. Se nosso querido Estado apresenta os piores indicadores sociais do país a culpa não é nossa, nem do nosso povo trabalhador e sim desse modelo político que é concentrador de riqueza e de poder”, declarou Bira.
O pré-candidato reconheceu o poderio econômico da oligarquia, contudo, lembrou que a resistência petista já ganhou deles em 2010, quando o PT decidiu apoiar Flávio Dino (PCdoB) e uma ingerência abominável determinou o apoio a Roseana Sarney (PMDB).
“Eles podem ter a máquina, o dinheiro, a estrutura enorme da oligarquia, porém, eles não têm a dignidade. Nós podemos sair na rua de cabeça erguida e falar com todo mundo, pois temos a certeza que nossa luta é feita de forma limpa e sem coação. Eles não podem fazer isso, não tem moral e nós com nossa militância aguerrida e lutadora vamos vencer esta batalha”, disse Bira.
Outras Lideranças do partido dos trabalhadores e da resistência petista assinaram o manifesto pró Bira: O deputado federal Domingos Dutra, o ex-deputado estadual Valdinar Barros, Augusto Lobato, Sílvio Bembem, Márcio Jardim, Luís Carlos Cintra, Terezinha Fernandes, Jomar Fernandes, Nelsinho Brito, Moisés Nobre, Bruno Rogens, Genilson Protásio, Luís, Raimundão, Leide Silva, Ed Wilson, Marlon Botão, Marlon Henrique, Ana Margarida, Janete Amorim, Paulinho Jorge, Genilde Reis, Mariano Martins, João Batista (Xibé), Natanael Araújo, Irene Silva, Raimundo Campos, Thayzya Martins, Prof. Joan, Carlito Reis, Creuzamar de Pinho, Paulo Oliveira, Campos, Zé de Deus, Ricardo Ferro, Vicente Mesquita, Joseane Gamba, Salvador Fernandes, Bernardo Felipe, Genilson Alves, Mary Ferreira, Natan, Genésio, Malu, Ivaldo Coqueiro, Júnior Catatau, Isaura.

Rubens apresenta sugestões para otimizar trabalho da Assembleia.

Lenno Edroaldo / Agência Assembleia
Foto Materia

Citando Montesquieu e sua Teoria da Separação dos Poderes, o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) reforçou a necessidade da valorização do Legislativo e sua boa relação com o Executivo e o Judiciário. Para tanto, ele apresentou uma série de sugestões para que o trabalho na Casa possa ser otimizado, tanto entre os parlamentares, quanto por suas assessorias e demais repartições.

As propostas fazem parte do desafio proposto pelo presidente Arnaldo Melo (PMDB), feito na última quarta-feira (1º), quando enfatizou a necessidade que o Poder Legislativo possui em sempre corresponder aos anseios da sociedade, de ser o fiscalizador do Poder Executivo, de elaborador leis e de fazer a representação política do povo.

“Aceitamos então sua sugestão, presidente, de juntos realizarmos esforços, reconhecendo, claro, os feitos pelas gestões anteriores. Por isso estamos aqui para propor ações que julgo serem indispensáveis”, disse Rubens Pereira.

A primeira destas sugestões é a criação de um portal que contenha todas as leis editadas na Casa, como forma de ajudar a população a ter maior acesso a elas. “No Maranhão existem mais de 10 mil leis. No país são mais de 300 mil. É humanamente impossível saber de todas elas. Hoje, quem quiser ter acesso tem que procurar a Procuradoria Geral do Estado. Então acredito que um portal específico possa ajudar bastante neste sentido”, argumentou.

A segunda medida proposta diz respeito à divulgação das atividades parlamentares, principalmente no que se diz respeito às atribuições da TV Assembleia. “É preciso transcender à divulgação de nossas atividades e transformá-la em uma TV Pública e neste sentido, a TV Brasil é um bom exemplo que podemos utilizar, trazendo ainda mais a sociedade para aqui debater”, disse.

O último ponto destacado por Rubens Jr. é sobre a qualificação dos servidores e neste item ele reconheceu o esforço da atual Mesa, principalmente após a criação dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública e Técnico em Serviços Públicos. “Este é um exemplo acertadíssimo e que merece o reconhecimento, mas precisamos avançar mais. Um exemplo disso é a realização de um concurso, para que tenhamos um corpo técnico qualificado e imparcial, ajudando no melhor desempenho de todos nesta Casa”, finalizou.