sábado, 26 de maio de 2012

Léo Coutinho lidera com folga disputa em Caxias.


Pré-candidatos a vereador, Dr. Humberto, Flávio Dino, Léo Coutinho e Rubens Jr.

Pesquisa do Instituto Escutec confirma favoritismo do pré-candidato socialista apoiado pelo atual prefeito Humberto Coutinho(PDT) e pelo presidente da Embratur, Flávio Dino(PCdoB)


A Segunda pesquisa Escutec realizada em Caxias, nos dias 07 e 08 de maio de 2012, ouviu 400 entrevistados, demonstra a consolidação da liderança do Léo Coutinho (PSB) na corrida eleitoral Caxiense em 2012.

De acordo com a Escutec, Léo Coutinho, sobrinho do Prefeito Humberto Coutinho atinge 41,0% de intenção de votos, seguido por Paulo Marinho Júnior (PMDB), filho do ex-prefeito e ex-deputado Paulo Marinho que conseguiu 28,5%. O médico e Vereador Helton Mesquita obteve 11,8%, Ney Jefferson do PT foi lembrado por 2,3%, Pedro Amorim (PSDB) 1,8%, Zezinho Assunção 1,8% e Agostinho Neto (PSOL) atingiu a marca de 1,0%. 8,3% disseram que não votariam em nenhum dos nomes acima e 4,3% disseram não saber ou não responderam.

Na pergunta, Em quem o SR(a) vai votar para prefeito, que não foi apresentado nenhum nome ao entrevistado, o resultado espontâneo foi: Léo Coutinho - 27,8%, Paulo Marinho Jr – 9,5%, Helton Mesquita – 4,0%, os demais candidatos pontuaram abaixo de 1,0%. 

Em resposta ä pergunta, Destes candidatos em quem o Sr(a) NÃO votaria de jeito nenhum, Paulo Marinho Jr lidera a rejeição com 37,8%, seguido de Leo Coutinho com 13,0%, Ney Jefferson com 5,3% e Helton Mesquita com 4,8%. Os demais candidatos tiveram rejeição abaixo de 4%.

A Pesquisa Foi registrada no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo MA-0020/12.





(Assessoria PSB Caxias)

26 prefeituras do MA decretam estado de emergência.


Embora em boa parte dos municípios maranhenses esteja chovendo regularmente, 26 prefeituras decretaram estado de emergência em razão da estiagem que estaria ocorrendo no Maranhão.
As fortes chuvas que caíram durante esta sexta-feira (25) deixaram vários carros atolados em olho d’Água das Cunhãs.
Os municípios beneficiados com a medida foram: 01. Chapadinha, 02. Afonso Cunha, 03. Humberto de Campos, 04. Magalhães de Almeida, 05. Paulino Neves, 06. Primeira Cruz, 07. Santo Amaro, 08. Tutóia, 09. Paraibano, 10. Pinheiro, 11. Santa Helena, 12. Mirinzal, 13. Guimarâes, 14. Bacuri, 15. Alcântara, 16. Cachoeira Grande, 17. Santa Luzia do Paruá, 18. Vitorino Freire, 19. São Vicente de Férrer, 20. Olho d’Água das Cunhãs, 21. Cajari, 22. Matinha, 23. Sucupira do Norte, 24. Governador Luís Rocha, 25. Governador Archer, 26. Amarante do Maranhão.
Com a medida os gestores municipais destas cidades estão autorizados a realizar contrataçôes de forma livre (sem ter que passar pelo processo de licitação); perfurar poços artesianos, realizar convênios e distribuir cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Práticas normalmente proibidas durante o período eleitoral, mas que agora estão liberadas para 26 localidades.
Um verdadeiro perigo que acaba fortalecendo os candidatos que ocupam as prefeituras ou que são apoiados pelos atuais gestores, que certamente farão uso das concessões como moeda de troca para angariar votos das comunidades carentes. Um festival de manobras políticas amparadas legalmente e que podem comprometer a lisura do processo eleitoral e ainda contribuem para perpetuar gestores mal intencionados e alheios à satisfação dos interesses públicos no poder.
Fonte: Luis Cardoso

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PCdoB reafirma oposição a Castelo e a grupo Sarney.





“Quem define o nosso tempo é a posição do nosso partido e dos aliados, que valorizamos e respeitamos. E há um calendário legal a ser seguido. Em síntese, nosso tempo não é definido pelos nossos adversários, e sim pelos nossos aliados e pelo dialogo com o povo, na hora própria”(Flávio Dino).



O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) ao tomar posse hoje como secretário do governo a Castelo, afirmou ter conversado com o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).  “A gente conversou. Ele está sabendo e está de acordo”, afirmou Tavares.
A declaração de José Reinaldo foi refutada pelo presidente do PCdoB de São Luís, Márcio Jerry – que esteve reunido hoje em Brasília, com Flávio Dino e o deputado estadual Rubens Júnior. “A decisão do ex-governador José Reinaldo Tavares de integrar a administração do prefeito João Castelo em absolutamente nada altera o projeto eleitoral do PCdoB de se unir com os demais partidos dispostos a construir uma alternativa às candidaturas de Castelo e a do grupo Sarney”, declarou o dirigente.
Jerry reafirmou que o PCdoB seguirá na oposição ao governo castelista. “Fazemos oposição ao prefeito Castelo e estamos empenhadíssimos em construir uma candidatura capaz de dar um novo rumo à nossa cidade, que vem sendo duramente castigada”, informou.
O presidente do PCdoB em São Luís confirmou  a boa relação que o partido tem com José Reinaldo, mas descartou de forma enfática qualquer negociação para abandonar o barco oposicionista e se alinhar ao tucano João Castelo. “Respeitamos o ex-governador, mas lamentamos que ele não esteja nos ajudando a compor nesta eleição um campo político progressista sintonizado com o desejo da imensa maioria de nosso povo que é de renovação e mudança”.
A unidade dos pré-candidatos Eliziane Gama (PPS), Tadeu Palácio (PP), Edivaldo Holanda Júnior(PTC) e Roberto Rocha(PSB) continua sendo, segundo o dirigente comunista, o principal objetivo do PCdoB para as eleições de outubro. “Todas as pesquisas mostram que esse campo político unido tem chances imensas de ganhar as eleições. Estamos trabalhando por essa unidade e cremos que ela sairá de forma madura, transparente e democrática”.
De acordo com Jerry, os pré-candidatos oposicionistas voltarão a se reunir nesta sexta, 25, e novamente na próxima quarta-feira, 30, “para dar sequência aos entendimentos que objetivam acertar um programa e uma candidatura unificada” do campo político, que contará, garantiu, com o “integral apoio e participação do presidente da Embratur, Flávio Dino”.
Com informações: Itevaldo.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Flávio Dino em Matões

Prefeita Suely, Presidente da Embratur Flávio Dino e Dep. Rubens Jr.


Já está tudo acertado. O presidente da Embratur, Flávio Dino estará em Matões no próximo dia 10. Ele vem  participar das convenções municipais que vão homologar o nome da prefeita Suely Pereira (PSB) como candidata a reeleição. 


Rubens Júnior Federal.




Se tem um político com intensa vontade de disputar uma vaga para a Câmara Federal em 2014 este é o atual deputado estadual licenciado Rubens Júnior do PC do B(foto). O projeto se não houver um fato novo que o atrapalhe deverá mesmo ocorrer, inclusive com o apoio do pai Rubens Pereira e Silva e da mãe do parlamentar, a prefeita Sueli Pereira. 

Na visão deles, conseguir uma vaga de deputado federal já na última eleição (2010) esteve menos concorrido que uma para a assembleia. Acham que na próxima também acontecerá o mesmo. 



Fonte: Elias Lacerda/ com edição.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Oposição em São Luis reafirma "unidade".



A oposição está com um problema. A população de São Luís com uma solução à vista. Para a mesma lenga-lenga de todos que compõe o grupo Sarney e Castelo a turma da oposição esteve novamente reunida, reafirmando a capacidade de manter de pé a proposta de unificação dos quatros candidatos, ampliando o debate de como fazer a diferença na capital.

Hoje, quem esteve no auditório Fernando Falcão, na assembleia legislativa, confirmou que os pré-candidatos Roberto Rocha, Eliziane Gama, Tadeu Palácio e Edivaldo Jr. estão tinindo para assumir o papel de representante único das oposições nesta eleição. A questão que intriga continua sendo qual a fórmula a ser aplicado no pinçar do candidato ideal, aquele que vem com a sua face vestido na camisa Dinista.

Entre o quarteto somente cordialidades, uma escola de convivência apesar da ansiedade com o quase chegar da data da escolha do representante à prefeitura de São Luís. Os pronunciamentos não enveredaram o tom de debate pelo fato que o alvo a ser atingido fica no atual prefeito e no vice-governador.

Foram propostas para a educação, preocupados com a dilapidação das escolas e a solução no ensino integral, em fortalecer a economia familiar, viabilizar processos estruturais e inteligentes para a mobilidade urbana e o melhor na qualidade de vida da população. O olhar e falar seguindo o mesmo rumo de gestão.

As consultas quantitativas vai estabelecer o individual, a qualitativa mostrar o que todo mundo sabe e pena diariamente. O processo conta com os pareceres, ainda falta à decisão final.

Para completar o esticar da corda, os geniais blogueiros do grupo Sarney entraram na onda do Conselho de Ética para o petista Bira do Pindaré. Parece que a CPI do Cachoeira influenciou o pensamento coletivo, no mais,  nem a Roseana aconselha a votar no Washington.

Com texto Felipe Klamt

Com fotos Felipe Klamt – Encontro da Oposição – São Luís – MA – 22.05.2012

Câmara aprova confisco de terras de quem aprova trabalho escravo.


A Câmara dos Deputados aprovou ontem (dia 22), em segundo turno, proposta de emenda à Constituição que prevê a expropriação, sem pagamento de indenização, de propriedades rurais e urbanas que explorem trabalho escravo. Pelo texto da chamada PEC do Trabalho Escravo, as terras expropriadas serão destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular.
A proposta foi aprovada com 360 votos a favor, 29 contra e 25 abstenções. A PEC segue para votação no Senado, já que sofreu alterações na Câmara. Por se tratar de proposta que altera a Constituição, o texto poderá retornar à Câmara se for novamente alterado no Senado. Isto porque para alterar a Constituição Federal é preciso que as duas Casas aprovem a mesma redação.
Na Câmara, a proposta foi apresentada em 2001 a foi aprovada em primeiro turno em 2004. Desde então, ficou com a tramitação praticamente parada na Casa.
O texto aprovado pelos deputados nesta terça estabelece que serão expropriadas “propriedades rurais e urbanas de qualquer região do país onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração do trabalho escravo”. As terras nesta situação serão “destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização, ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.”
Ainda segundo a PEC, empresas, indústrias e fazendas que tenham trabalhadores em situação degradante poderão ter suas propriedades confiscadas. Fiscais do Ministério do Trabalho autuariam as propriedades que exploram trabalho escravo e encaminhariam o caso ao Ministério Público, que então terá a prerrogativa de pedir a abertura de processo na Justiça para a expropriação das terras. Como em todo processo judicial, o proprietário terá direito de defesa e de recorrer de eventuais sentenças condenatórias.
Atualmente o Código Penal define a exploração de trabalho escravo no artigo 149: “Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto.”
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também traz definições sobre trabalho forçado. Pela Convenção sobre a Escravatura de 1926, da qual o Brasil é signatário, trabalho escravo compreende “o estado ou condição de um indivíduo sobre o qual se exercem, total ou parcialmente, os atributos do direito de propriedade.”
No entanto, para os ruralistas essas definições são muito “genéricas”. Para resolver a questão, os deputados estudam criar um grupo de trabalho na Câmara para elaborar um projeto de lei que regulamente a PEC e traga critérios objetivos para definir “trabalho escravo”.
Com informações da Agência Câmara

Greve geral dos rodoviários entra pelo 3º dia e prejudica 600 mil pessoas em São Luís.


O terceiro dia de greve geral dos rodoviários, deflagrada pelo Sttrma (Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário do Município no São Luís, filiado à CUT),  continua causando transtornos aos 600 mil usuários de ônibus em São Luís e mais três cidades da região metropolitana – São José do Ribamar, Raposa e Passo do Lumiar.
Para amenizar os problemas, o SET (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís) iniciou, na manhã desta quarta-feira (23), a seleção de pessoas para serem contratadas temporariamente pelas empresas de ônibus.
A medida tomada é em cumprimento à determinação judicial de que as empresas devem disponibilizar ônibus para os trabalhadores que não aderiram ao movimento paredista, além de também contratar temporariamente rodoviários para ocupar a vaga dos grevistas e voltar a prestar serviço à população.
Apesar de ter declarado anteriormente que as empresas iriam cumprir a decisão do TRT-MA sobre o reajuste de 7% nos salários dos rodoviários, o SET informou que recorreu da decisão.
De acordo com Siqueira, as empresas estão operando com as receitas sem cobrir os custos devido a defasagem do preço das passagens. Em São Luis, o valor varia entre R$ 1,30 a R$ 2,10, considerada pelo SET a mais barata do país. Os rodoviários não aceitaram a decisão do TRT-MA, dada no último dia 17, de reajuste de 7% e pressionam para terem o aumento de 16% nos salários.

Morre o ex-vereador Jamil de Miranda Gedeon.

Dor para a família Gedeon. Faleceu agora há pouco o ex-vereador Jamil de Miranda Gedeon(no centro da foto ao lado).O falecimento ocorreu por volta das 14 horas quando o ex-vereador tinha acabado de almoçar. Ao se deitar para descanso, sua esposa percebeu em seu semblante que ele não estava bem. 

Jamil foi levado às pressas para o HTI- hospital particular em Teresina, mas segundo informações colhidas pelo blog, ele já chegou morto. 

Cardíaco, o ex-vereador passou a sofrer complicações renais e fazia diálise em casa, mas há anos vinha sendo tratado administrando bem sua doença.Em fevereiro deste ano ele chegou a ser levado para a UTI do HTI, mas se recuperou e teve alta voltando para casa. 

Jamil de Miranda Gedeon foi vereador em Timon por seis mandatos e por quatro vezes foi eleito presidente da Câmara Municipal. Ele tinha 73 anos. Era pai do atual vereador do PP, Kennedy Gedeon e tio do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Neto . 

A família ainda não decidiu onde será o velório, mas provavelmente seu corpo será velado na Câmara Municipal. 



Fonte: Elias Lacerda.

Prorrogado o inquérito que apura a morte do jornalista Décio Sá.


jornalista Décio Sá
jornalista Décio Sá
Foi prorrogado por mais 30 dias o prazo para apuração do assassinato do jornalista Décio Sá, que foi executado pela pistolagem em um bar na avenida Litorânea. Amanhã, dia 23, competa um mês da morte brutal. A informação foi publicada desde o período da manhã de hoje no JP Online.
Os delegados (seis) que investigam o caso pediram mais tempo para que as investigações cheguem aos executores e mandantes. São várias linhas de apurações e a polícia tem feito um trabalho técnico para evitar atrapalhos e injustiças.
Os delegados estão em cima do caso sem descanso, trabalhando inclusive nos feriados e finais de semana.  Segundo o secretário de Segurança Pública, as investigações estão se afunilando, mas ele defende que seja feito com técnica e calma.
Em vida, o jornalista contrariou muitos interesses, que vão de políticos, empresários e de agiotas, além de ter recebido inúmeras ameaças  partidas de militares durante a greve da PM. Sá exerceu jornalismo investigativo e seu blog era o que publicava o maior volume de denúncias, principalmente sobre o desvio de recursos públicos.
A polícia continua realizando os trabalhos sob o mais absoluto sigilo, que neste caso favore as investigações., apesar das cobranças de alguns setores da sociedade e de parte da imprensa.
No caso da morte de uma juíza no Rio de Janeiro, onde os policiais que investigaram o caso tinham apenas um foco, levou três meses para ser completamente elucidado.

Roseana é insultada durante protesto em São Félix do Balsas.


Roseana Sarney
Roseana Sarney
Informações ao blog de Luis Cardoso dão conta de que a governadora do Estado foi vaiada ontem durante inauguração de um hospital na cidade de São Félix do Balsas.
Depois de passar pela cidade de Loreto, em seu governo itinerante pela região Sul do Maranhão, Roseana Sarney passou por cenas de constragimentos.
Segundo fonte do blog, uma multidão realizava ato de protesto durante a inuaguração do hospital, quando um cidadão gritou que a cidade precisava também de comida e estradas.
A pessoa teria arremessado um monte de planfletos em diração à Roseana Sarney, tendo os seguranças interceptado a ação e prendido o manifestante.
De lá, a governadora seguiu para a cidade de Balsas, hoje cedo pela manhã.

Fonte: Luis Cardoso.