segunda-feira, 25 de junho de 2012

ABERTO O 17° ENCONTRO DE FOLGUEDOS DE MATÕES COM O "ARRAIAL LUAR DO SERTÃO"


Por Abdenaldo Rodrigues/Matões Notícias
Fotografias Antônio Paulo Galiza/Matões Notícias
Homenagem a Luiz Gonzaga - grupo de dança " Xaxado"  do Pró-Jovem de Matões.
Bandeiras, balões, queima de fogos, arquibancadas lotadas; barracas com comidas típicas e muita quadrilha e forró na Praça de Eventos, no 17° Encontro de Folguedos de Matões, com a abertura do tradicionalíssimo "Arraial Luar do Sertão". Para a programação deste ano serão seis dias de muita festa junina para o deleite de milhares de matoenses e visitantes. 
Destaques da Quadrilha " Cadê os Zome? " de Parnarama.
 A abertura oficial do arraial aconteceu nesse sábado (24), com a quadrilha de idosos "Rainha dos Cocais", (de Alexandre Costa). Em seguida houve a escolha da Garota  "Luar do Sertão" (venceu Ana Paula da quadrilha "Pé de Fogo") e em homenagem especial ao centenário do Rei do Baião, Luís Gonzaga, os alunos do Pró-Jovem trouxeram para o grande público, a dança do "Xaxado" e a noite seguiu com apresentações das quadrilhas "Cadê os Zome?", (Parnarama) "Talentosos da Mangueira" e a hilária "As Camélias" ( sendo as duas últimas, de Matões). Após as apresentações, a banda de forró Balança Neném animou o Arraial até a madrugada. 

Quadrilha " Raínha dos Cocais " de Alexandre Costa.
O Encontro de Folguedos é uma realização da Prefeitura Municipal de Matões, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. A equipe organizadora é liderada por Oziel Silva, que disse ao Matões Notícias que este será o mais belo encontro de folguedos do município: "Estamos trabalhando muito para a realização da maior e mais bonita festa junina do nosso município".

Flávio Dino detalha movimento político pela mudança e critica governo Roseana Sarney.


Em entrevista à Rádio Educadora, o presidente da Embratur fala do projeto político de mudança e destaca incentivo da Embratur ao turismo no MA
“Amamos o Maranhão, respeitamos o Maranhão, mas fazemos oposição aos problemas do nosso estado, frutos de uma política atrasada.” Assim Flávio Dino (PCdoB) resumiu as ideias defendidas pelo PCdoB na proposta de mudança política e administrativa para o Maranhão.
Em entrevista concedida ao Programa Roda Viva na Rádio Educadora AM na manhã desta segunda, o presidente da Embratur destacou as movimentações políticas no interior do Maranhão e em São Luís. As articulações políticas no período de pré-campanha têm tido a participação intensa de Flávio Dino nas convenções, confirmando a união das siglas de oposição no estado pelo projeto municipal, com vistas à disputa de 2014.
“Temos mais que uma aliança partidária, estamos diante de um movimento político. Edivaldo Holanda Jr. representa ideias novas, com novas práticas administrativas de quem conhece São Luís. Ele foi vereador, deputado federal melhor votado na história da capital e revela capacidade aglutinadora,” analisou.
Flávio garantiu ainda que participará ativamente das eleições municipais no Maranhão. “Tenho obrigações em todo o Brasil, ajudando a presidenta Dilma a governar e preciso estarem muitas cidades. Mas estarei presente, dando força ao projeto de mudança que temos para nosso estado. Um político não pode ser omisso, tem que ter lado, tem que ter ação.”
Muitos ouvintes telefonaram para a Rádio Educadora para relatar problemas de infraestrutura, saúde e segurança em diferentes municípios do Maranhão. Para Flávio, a perpetuação desses e outros problemas acontece pela falta de ação dos gestores em prol da população.
“Não admitimos que nosso Estado fique sempre em último lugar em todos os indicadores de qualidade de vida. Por isso, agradeço a sua indignação. É preciso que nós não aceitemos essa realidade para que ela mude,” respondeu Flávio Dino.
Durante a entrevista, o presidente da Embratur agradeceu o apoio que vem recebendo de todo o Maranhão desde o falecimento de seu filho, Marcelo dino em fevereiro deste ano, causada por erro médico. “Para além da política, está a vida,” disse.
Embratur
No trabalho como presidente da Embratur, Flávio Dino frisou a inserção do Maranhão como um dos destinos turísticos indicados para os turistas estrangeiros. Distante apenas uma hora de Fortaleza (CE) – uma das sedes da Copa do Mundo – São Luís e os Lençois Maranhenses figuram entre os locais que serão apresentados como opção turística no Brasil.
“A Embratur vem apoiando o Maranhão e São Luís no que diz respeito ao turismo internacional, mas é preciso, por lei, que a iniciativa seja das prefeituras e do governo do estado. Já conversamos com o secretário estadual de Turismo, Jura Filho, e outros secretários de turismo do estado no sentido de consolidar os destinos turísticos no estado,” completou.
Flávio Dino ainda informou que no fim de semana passado uma comissão de repórteres europeus veio a São Luís para conferir a cultura popular junina e divulga-la em Portugal e Espanha.
Da Redação Vermelho / Maranhão

Oposição de Matões homologa nome de vereador como candidato a prefeito.

Na foto acima da esquerda para a direita: Elinaldo (camisa azul), Sétimo Waquim, Alexandre Almeida e Dr. Abreu Neto 
A oposição de Matões homologou no último sábado,23, o pré-candidato a prefeito que vai tentar evitar a reeleição da prefeita Suely Pereira, do PSB. O escolhido foi o vereador do PSD, o individuo que atende pelo nome de Elinaldo Colaço. Ele terá como vice o médico Dr. Abreu Neto. O evento contou com a presença do deputado estadual Alexandre Almeida, principal incentivador do grupo e o representante da governadora Roseana Sarney na convenção. 

Numa missão das mais difíceis, para chegar ao governo a oposição terá que superar enormes barreiras. Com a prefeita Suely Pereira numa popularidade das maiores e aprovação de seu governo idem, Elinaldo e seus aliados terão que superar uma super coalizão de grupos políticos que nunca antes estiveram juntos. Além dos Pereiras e os Coutinhos, neste ano até os Alagoanos se uniram em torno do da reeleição de Suely.

Acuado, o grupo político liderado por Elinaldo Colaço faz o que pode e não desiste mesmo diante das dificuldades circunstanciais. E acreditem, tem dado trabalho para o governo na sua incansável luta de encontrar irregularidades na administração municipal que possam ser denunciadas. 

Uma de suas mais novas manias é vasculhar as lixeiras da prefeitura. Por conta disso, alguns secretários municipais, para não dar qualquer chance a eventuais denúncias, adotou um novo hábito no final do expediente: Estão queimando os papéis produzidos durante o dia de trabalho.



Fonte: Elias Lacerda/Léo Rodrigues.

Em Balsas, PSB confirma Rochinha como candidato a prefeito.


O bacharel em Direito Luiz Rocha Filho, o Rochinha, 45 anos, é o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a prefeito de Balsas. A convenção, que homologou o nome dele para disputar as eleições de 7 de outubro terminou às 16 horas deste domingo, na Câmara Municipal de Balsas, contando com a presença do ex-deputado e presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), do ex-deputado federal Roberto Rocha, do deputado estadual Rubens Pereira Júnior, vereadores de Balsas, prefeitos da região e centenas de correligionários que lotaram o Palácio “Heliodoro Souza” para prestigiar o animado evento.

Rochinha está ultimando conversas com os demais partidos de sua base aliada para escolha de outro nome. A nota triste foi a desistência de Dr. Eric, que seria candidato a vice-prefeito na chapa de Rochinha, o que só foi comunicado por volta das 20 horas de sábado ao PSB. Eric é filiado ao PRB, que, no estado, é dirigido pelo deputado federal Cleber Verde. Sua foto já constava nos painéis da convenção na Câmara Municipal e sua assinatura está posta num convite para que os balsenses participassem da convenção.
A partir dessa desistência, uma onda de boatos tomou conta de Balsas, especulando sobre os motivos que teriam levado o jovem médico, filho de um ex-prefeito aliado aos Rocha, a desfazer o compromisso selado há uma semana das convenções, quando o médico é que teria procurado o ex-deputado Roberto Rocha para propor um acordo político.
Como Rochinha é candidato de oposição ao atual prefeito Chico Coêlho e à governadora Roseana Sarney, passou-se a especular que Eric teria cedido a uma série de pressões para que não embarcasse na robusta candidatura do PSB. Ele teria sido levado pelo prefeito de Balsas para uma conversa com Roseana e Cleber Verde, em São Luís. Depois disso, Eric ligou, por volta das 20 horas de sábado, para Rochinha anunciando que não seria mais candidato a vice na chapa do socialista.
Erich já foi secretário de Saúde do prefeito Chico Coêlho, também aliado do ex-deputado e pré-candidato a prefeito, médico Francisco Martins. A intenção de Coêlho seria fazer Martins desistir da candidatura para apoiar Eric, com o aval do governo municipal e governo estadual, já que o candidato de oposição é mesmo Rochinha.
Para Rochinha, esse fato não tira o ânimo nem dele nem da militância do PSB, tampouco da população de Balsas, que já o consagra com a liderança nas pesquisas de opinião. “Ao contrário, quem perde é quem pulou do nosso barco vitorioso, talvez embriagado pelo canto da sereia”.
A convenção do PSB homologou uma composição com os partidos de oposição, em Balsas: PC do B, PDT, PTC e PPS para disputar com muitas chances de vitória a prefeitura de Balsas.
Fonte: John Cutrim

domingo, 24 de junho de 2012

Vamos em Trizidela do Vale, com o arrastão de Acione Maratá.


         “Unidas por uma Trizidela de todos nós

Acione Maratá e  Kariádine Maia   
Este foi o slogan utilizado na noite deste sábado pela grandiosa convenção da coligação formada por partidos de oposição em Trizidela do Vale nas eleições de 2012. Foi diante de uma quadra lotada e de uma decoração impecável que Kariádine Maia e Acione Maratá foram apresentadas à sociedade trizidelense, simbolizando uma união que visa não só a vitória nas eleições municipais, como também a vitória de Flávio Dino para governador do Estado do Maranhão em 2014. Os discursos pronunciados na noite giraram em torno de compromisso e responsabilidade para com o povo de Trizidela e a esperança renovada de que dias melhores virão para o Maranhão.
Além da presença marcante de Flávio Dino - presidente da EMBRATUR – estiveram presentes também os deputados Rubens Pereira Júnior e Carlos Brandão, a prefeita de Matões Suely Pereira o ex-deputado Rubens Pereira e outras representações políticas do nosso estado.  

Vejam as fotos:





Com informações: Blog do Moisés Abilio.

Vamos em Pedreiras - Ma, com o arrastão do 23 Simplício Araújo.



Simplício Araújo e Socorro Leite foram prestigiados pelos nomes mais importantes da oposição maranhense e consolidam candidatura a Prefeito e Vice de pedreiras.

O Deputado Federal Simplício Araújo e a Presidente do Partido Progressista de Pedreiras Socorro Leite abriram com chave de ouro a temporada de convenções partidárias na cidade de Pedreiras, demonstrando força politica e articulação, pois dificilmente outro grupo politico reunirá tantos políticos com expressão e peso na politica estadual em eventos políticos nos próximos meses.

Flávio Dino, os Deputados Federais Ribamar Alves, Carlos Brandão e Domingos Dutra, os Deputados Estaduais Rubens Jr e Othelino Neto, o Presidente do PSB Estadual José Antônio Almeida, O Ex-Deputado Estadual Rubens Pereira e a Prefeita de Matões Suely Pereira marcaram presença e enalteceram a trajetória politica de Simplício Araújo apontando-o como uma das melhores revelações politicas que o Maranhão teve nos últimos anos.

O Deputado Estadual Rubens Junior destacou a brilhante atuação de Simplício como Deputado Federal, já Othelino Neto deu um depoimento sobre a importância do Parlamentar Pedreirense nas articulações politicas estaduais e em importantes municípios como Timon, Imperatriz e São Luís. Othelino Neto disse que Simplício é dos quadros mais importantes que da nova safra de políticos do Maranhão.

Para Ribamar Alves a candidatura de Simplício Araújo e Socorro Leite é estratégica para o Maranhão e que Pedreiras tem muito ganhar com uma candidatura que vem pra elevar o debate na cidade e está preparada para não só administrar e realizar grandes feitos pela cidade, mas também que recolocará Pedreiras de volta na discursão politica estadual.

Domingos Dutra fez uma contundente discurso enaltecendo as qualidades combativas de Simplício Araújo e a importância da parceria com Dona Socorro Leite, ele disse que o Maranhão comemorou a posse o trabalho de Simplício Araújo como Deputado Federal e vai com certeza também comemorar a grande administração que ele fará a frente do município de Pedreiras, para Dutra, Simplício é corajoso, tem futuro politico e vai fazer uma administração transformadora que refletirá para todo o Estado.

Dona Socorro Leite fez uma emocionante fala onde enalteceu a presença de sua mãe, Raimunda Veras, com 92 anos de idade e a mais idosa filiada do partido progressista no Maranhão, Também falou que decidiu pela aliança com o Deputado por acreditar que ele é o melhor nome para governar Pedreiras pela sua historia de vida e sua trajetória politica.

O Representante do PDT, David Ximenes fez uma homenagem ao Saudoso Governador Jackson Lago, relatando da grande batalha das eleições de 2006 e 2010, lamentando a forma covarde que depuseram uma administração oriunda do povo e dos movimentos sociais maranhenses.

Um dos depoimentos mais importantes foi do Presidente da Embratur Flávio Dino que reconhece a força politica que o Deputado e Agora Candidato a Prefeito de pedreiras Simplício Araújo tem hoje e sua importância para o Maranhão, segundo Flávio Dino Simplício Araújo hoje tem vaga garantida entre os nomes mais importantes da oposição maranhense e é uma das presenças mais requisitadas em encontros nos municípios maranhenses e é importante para Pedreiras e para o maranhão a sua candidatura.

Fechando a noite, o agora candidato a Prefeito de Pedreiras Simplício Araújo, falou da sua vida em Pedreiras, da sua visão sobre a politica maranhense e da honra em receber na sua convenção as pessoas pelas quais ele tem grande admiração e orgulho em estar ombreado na luta por dias melhores. Discorreu sobre suas propostas e de como pretende colocar Pedreiras como uma das cidades mais importantes no processo politico de 2014, fazendo uma administração que refletirá em toda a região do médio Mearim.

Simplício Araújo disse que a população tem que escolher entre a disputa financeira e a disputa politica, pois segundo ele, em caso de disputa financeira o resultado será pior e o governo continuará voltado apenas para um pequeno grupo, por outro lado, se a disputa for politica, teremos com certeza como resultado o surgimento de um novo Líder, comprometido com a maioria da população e com o futuro do município e do Maranhão.

Assessoria da Terceira Via/Blog Pedras Verdes.